A importância do dia 9 de março para os brasileiros.

Pedro_alvares_cabral_discovery_of_brazil_1500

Anteontem, dia 07 de março, ao assistir uma aula ministrada pela professora Acidália Tavares,  sobre “as causas da expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil”,  fiquei sabendo que foi no dia 09 de março de 1500,  há 516 anos, que partiu de Portugal, o conhecidíssimos de todos nós, Pedro Álvares Cabral.

Nos primeiros contatos com a “História do Brasil” somos impulsionados a acreditar que a chegada do português Cabral,  nas nossas terras, foi meio que “uma surpresa”, afinal de contas ele estaria na busca das famosas especiarias. Fala-se também “no acaso”, em função das correntes marítimas que o “guiou”  até aqui.

descobrimento-do-brasil

Mas, o que é fato, é que a primeira nau de regresso da viagem de Vasco da Gama a Portugal, em julho de 1499, produziu grande entusiasmo na corte. Meses depois, exatamente no dia 09 de março de 1500, portanto, partia do Rio Tejo, em Lisboa, uma frota de treze navios, a mais equipada até então que havia deixado o Reino, aparentemente, na ocasião,  com destino às Índias.

Meirelles-primeiramissa2

No dia 21 de abril de 1500, chegava ao litoral da Bahia, mais precisamente em Porto Seguro o fidalgo Pedro Álvares Cabral, jovem com apenas 30 anos de idade. Portanto, compartilho com os internautas do blog do Pilako, um pouco da “história mal contada” do descobrimento do Brasil. Ou seria a invasão dos europeus no território brasileiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *