53 MIL ZEROS


Se 53 mil estudantes tiraram nota zero na redação do Enem, talvez não tenham feito CADERNO DE CALIGRAFIA nem DITADO no Curso Fundamental.
Caderno de Caligrafia para saber distinguir a forma das letras. Por exemplo, não escrever gato com “J” e jacaré com “G”. Ditado para iniciar frases com letra maiúscula e treinar a ortografia. São exercícios para os ouvidos e os olhos transformarem sons e letras em imagens.
A geração cibernética lê muito mais do que a geração do lápis grafite insofismavelmente. Só que menos concentrada. Abriu os olhos, está diante de um celular, já está lendo. Contudo, a leitura, em silêncio, é sempre mais proveitosa. É preciso saber ser aluno e estudante. Aluno é coletivo e passivo, estudante é solitário e ativo.

Leitura requer um certo desligamento, um isolamento que viabilize a concentração, e as pessoas temem ficar sozinhas. Confundem ESTAR SÓ com SOLIDÃO. Porque você pode estar SOLITÁRIO numa multidão e ACOMPANHADO sozinho.

Talvez, seja necessário fazer treinamento com o computador desligado e agarrado com a caneta feito antigamente; abrir um livro no sofá da sala de visitas e desligar o celular.

Sosígenes Bittencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *