Maestro Ulisses: grande contribuição ao secular carnaval da Vitória.

cd-4-foto-54Por ocasião de uma reunião promovida pelo Lions Clube, Núcleo Zito Mariano, ocorrida meses atrás, no Prédio da Associação Comercial, fiquei sabendo de algumas histórias ocorridas em nossa cidade, lá nas décadas de 60/70.

IMG_9392Pois bem, para os vitorienses com  um pouco mais de  cinquenta anos e que participaram ativamente do nosso grandioso carnaval, o nome do Maestro Ulisses lhe é bastante familiar. Professo Ulisses, como assim também era conhecido, marcou época aqui na nossa cidade. Natural da cidade de Belo Jardim, durante mais de uma década, o Maestro Ulisses, juntamente com seus  músicos, se configurou como verdadeira atração  nas festas MOMESCAS Vitoriense.

Os senhores Valdir e João Torres, ambos também filhos naturais da cidade de Belo Jardim, pertenceram ao esquadrão musical do Maestro Ulisses. Contou-me Valdir, hoje tem sessenta e cinco anos, que os carnavais da Vitória nunca saíram da sua cabeça: “tocar em Vitória era a melhor festa para nós”, disse ele.

Nosso bate papo carnavalesco começou quando ele perguntou-me sobre o Hotel Fortunato. Disse ele: “fiquei hospedado muito vezes ali. Saia lá  de Belo Jardim  de trem para passar os quatro dias  tocando  no carnaval daqui”.

IMG_9386

Disse-me ele que naquele tempo quando a orquestra do Maestro Ulisses tocou, pela primeira vez,   a música “Jesus Cristo”, do Rei Roberto Carlos, em ritmo de frevo, em plena folia, foi o maior comentário por parte da comunidade católica da cidade.  Disseram: “QUE FALTA DE RESPEITO COM JESUS.”

Também falou Valdir que certa vez, um pessoal da PITÚ – não soube dizer os nomes – chegou na hora do almoço no Hotel Fortunato com um disco de vinil (compacto) contendo um jingle da Pitú e pediram ao Maestro Ulisses para tocar na apresentação de rua da orquestra. Professor Ulisses, com toda sua calma e humildade disse assim: “deixe eu escutar“. Depois colocou um pouco de suspense: ” é… vamos vê se dá para fazer!”. Após o almoço, fez a partitura para todos os instrumentos, promoveu um pequeno ensaio e fez o maior sucesso na apresentação da noite.

Portanto, eis ai, alguns “recortes” da marcante contribuição do Maestro Ulisses ao carnaval da Vitória. Particularmente, não lembro dele atuando mas, certa vez, em um  carnaval fui apresentado a ele na casa do meu Tio Romildo Mariano, que aliás, era um grande fã e reconhecedor da importância do seu trabalho para o Carnaval da Vitória. Sendo assim, fica aqui esse pequeno registro de gratidão ao Maestro Ulisses pela sua ímpar contribuição ao nosso secular carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *