70 anos do Colégio 3 de Agosto e 50 anos que Seu Heleno tá na cantina.

Com um culto em Ação de Graças, ocorrido na noite de ontem (03), na Assembleia de Deus da Saldanha da Gama, iniciou-se a programação alusiva à passagem dos setenta anos do nosso Colégio 3 de Agosto.

Conforme narrei aqui, dias atrás, estive no Colégio 3 de Agosto para confirmar minha presença no jantar, pagando a taxa  de adesão (R$ 35,00), que será promovido pela comissão de ex-alunos que acontecerá na noite do próximo sábado (07). Por lá, além de muitas lembranças, encontrei uma pessoa que também é “a cara daquele educandário”.

No tempo em que fui aluno do Colégio 3 de Agosto gostava de ser um dos primeiros a ser atendido na cantina, na hora do recreio. Para isso, invariavelmente, monitorava o horário da aula que antecedia o recreio para ficar livre de atividades na hora que a sineta tocava.

Dessa maneira, e depois da boa e atenta “carreira” pelo pátio do colégio, ainda vazio, dificilmente não era o primeiro ou um dos primeiros da fila de atendimento do tão aguardado “lanche do recreio”.

Na cantina, que ainda continua no mesmo local e é  dirigida pela mesma pessoa – HELENO – já chegava com o dinheiro na mão e o pedido na ponta da língua. Era dessa maneira que, além de lanchar, também aproveitava, praticamente, todo horário do intervalo para jogar bola ou perambular pelo colégio.

helenoCerta vez, em um dia chuvoso, parti da sala de aula no mesmo pique na direção da cantina, quando vou chegando próximo,  avisto Doutor Mário Bezerra saindo da secretaria, ao tentar diminuir a velocidade,  bruscamente, acabei escorregando e levei uma cinematográfica queda  e, por cima, um bom “carão” do Doutor Mário: “não sei pra que tanta carreira, “seu Vasconcelos”, a comida não vai  fugir, poderia o senhor, agora,  ter quebrado uma perna ou braço… eu iria dizer o quê ao seu pai e a sua mãe “seu Vasconcelos” … Eu?……. fique mais desconfiado que gato, quando cai de mudança.

Ainda nessa oportunidade, recentemente, em que estive no Colégio 3 de Agosto, aproveitei para bater um papo com o amigo Heleno. Disse-me que está na cantina do colégio desde 1965, ou seja: há 50 anos.

Contou-me  também Seu Heleno que entre 1962 e 1965 vendia, na hora do recreio e no término das aulas, doce japonês e sorvete aos alunos. Mas, depois que Doutor Mário tomou um prejuízo de 200 cruzeiros com uma turma de terceiro ano (1965),  que gerenciou  a cantina resolveu ele,  chamar Heleno para ficar fixo na cantina do Colégio que ficava no mesmo local que ainda é hoje, ou seja: por baixo do famoso “Trepa Bode”.

Portanto, no momento em que o nosso Colégio 3 de Agosto chega aos seus 70 anos, o nosso amigo Seu Heleno da Cantina completa 50 anos de atividade comercial, no mesmo local. Apenas a titulo de sugestão ao amigo diretor, José Batista, seria interessante, dentro das comemorações, abrir um espaço para homenagear SEU HELENO DA CANTINA.

1 pensou em “70 anos do Colégio 3 de Agosto e 50 anos que Seu Heleno tá na cantina.

  1. Pingback: Em 2015, no Blog do Pilako, a matéria mais compartilhada de todos os tempos. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *