Padre Clovis Cabral, faz visita a Cidade da Vitória

foto padreNo último domingo, (16), recebemos a ilustre visita do Pe. Clovis Cabral, coordenador do núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Católica de Pernambuco. A convite da diretoria do Instituto Histórico o mesmo, veio com o intuito de almoçar, conhecer a cidade e iniciar os trabalhos de preparação para a III Semana da Consciência Negra da nossa cidade.

Após salutar refeição, o padre Clovis, resolveu ‘’arruar’’ pelo centro da cidade para conhecer um pouco mais da nossa cultura e costumes. No momento acontecia tradicional feira cultural realizada pela Academia Vitoriense de Letras, entusiasmado com o movimento decidiu ficar e deixar a visita ao centro para outra ocasião. O evento, que teve início com uma bela exposição de artesanatos da região, contou com a presença de jovens artistas que apresentaram a diversidade cultural, que sempre foi um traço forte da nossa cultura. Segundo o Pe. Clovis: ” Foi de um encantamento só e que era a partir de realizações como está que o centro cultural não girava mais só em torno da capital Pernambucana.”

Com o encerramento das atividades na academia o padre retomou sua jornada cultural, visitou o mural, O que te faz Feliz? E deixou suas impressões, seguiu para a praça da matriz, onde pôde observar um pouco da tradição cultural que temos em frequentar e ocupar as praças. Por ocasião encontramos com o amigo, Pilako, que dispondo de muita atenção nos convidou para escrever sobre o momento. Depois dessa meteórica passagem, seguiu para o Instituto Histórico, para prestigiar exposição recentemente lançada em homenagem ao escritor Ariano Suassuna.

Encerro esse breve comentário, agradecendo a atenção dos leitores, ao amigo Pilako pelo espaço, aproveito para acrescentar um “parêntese”, nossa cidade foi, é e sempre será, lugar de importância no que se refere à história e cultura, não deixe participar de eventos como este que aconteceu na Academia, como os que acontecem no Instituto Histórico, todos têm como único e principal objetivo propiciar momentos culturais e sociais para toda sociedade.

 Professora Claudia Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *