Primeira Feira de Agosto mantém tradição do encontro regional.

IMG_0730

Por absoluta falta de tempo, ontem, não pude escrever algumas linhas sobre a tradicional PRIMEIRA FEIRA DE AGOSTO. O referido evento, indiscutivelmente, é uma das marcas mais representativa da nossa cidade, apesar da maioria dos nossos gestores não serem sensíveis à causa.

O secretário municipal de agricultura, Roberto Bezerra, é uma pessoa identificada com o evento, falta-lhe, porém, autonomia para conduzi-lo. Apenas para se ter uma ideia de como as coisas são conduzidas nesse evento, segundo informações de pessoas que trabalham na própria Prefeitura, até o local da barraca que vai vender gelo e coco verde quem determina é uma tal de Cilene, que é lá da cidade do Recife e atua aqui como uma espécie de “secretária sem pasta” cuja função, entre outras, é desmoralizar o secretariado. Outro dia ela mandou barrar Paulo Roberto no camarote da Prefeitura em plena festa do São João. Eu não estava lá para ver, mas essa história é contada pelo pessoal da própria Prefeitura que estava lá, no evento.

IMG_0703

A festa, sob o ponto de vista de público, tal qual anos anteriores, contudo, se socorreu da sua própria força, ou seja: PELA SUA TRADIÇÃO. Uma atração musical “com mais nome” contratada para o evento, este ano, só foi anunciada “de última hora”, escancarando assim, a total falta de planejamento e profissionalismo dos que compõe essa medíocre gestão do Governo de Todos.

IMG_0760

Mesmo o evento ocorrendo pela quarta vez no “novo” Parque de Exposição, podemos dizer que a estrutura física do mesmo continua precária e sem a menor condição de abrigar, decentemente, um evento de grande porte. A lama e as gambiarras elétricas estão por toda parte. O acesso continua sendo uma das marcas negativas do local. Este ano,  mesmo com duas vias disponíveis (uma pelo terreno da COMPESA),  os buracos e a estrada mal conservada, assim como à falta de organização no fluxo de veículos continuaram sendo um péssimo  cartão de visita do tradicional evento.

Uma coisa também nunca vista em uma Primeira Feira de Agosto cujo o foco é a transação comercial de animais, não se teve, disponível, uma pista para as devidas apresentações dos equinos. Uma delas estava sem a menor condição por falta de manutenção e a outra ocupada por barracas.

IMG_0687

De sorte, que o público superou tudo isso e realizou uma grande festa. Nos currais, destinados à exposição dos animais, vários grupos se organizaram e promoveram espetáculos festivos regados a bebidas geladas e carne assada. Veja o vídeo.

Este evento – PRIMEIRA FEIRA DE AGOSTO –  como já disse em várias ocasiões, já foi o maior encontro comercial da região, hoje, como o perfil dos negócios do campo estão diferente e a mecanização na zona rural é uma realidade, resta-nos, apenas,  como bons vitorienses, preservarmos com toda força este PATRIMÔNIO IMATERIAL DA TERRA DAS TABOCAS.

IMG_0660

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *