O cinema do shopping ainda não engrenou.

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O primeiro contato dos vitorienses com o cinema, mesmo que por uma temporada, ocorreu nos primeiros anos do século 20, mais precisamente no dia 06 de novembro de 1906. Já no dia 20 de agosto de 1910,  noticiava O “Jornal o Popular”:

“A Vitória vai também ter o seu cinema. Neste nobre intento tem trabalhado o operoso e digno cidadão João Costa.”

“A casa destinada à montagem da máquina e mais arranjos cinematográficos é a que fica à Rua Dr. Henrique Lins nº 17.”

Obs: nosso primeiro cinema funcionou no prédio onde abrigou, durante muito tempo, a famosa “PITÚ Lanche” e hoje em dia funciona a “Lojas Cattan”.

Muito bem, dizem os mais velhos que durante a primeira metade do século 20, nas cidades do interior principalmente, havia uma disputa, pelo público, entre o cinema e o circo. O tempo passou e hoje as coisas estão bem diferentes.

Fiz esta pequena introdução sobre a “sétima arte” na nossa cidade, para falar do atual cinema localizado no Vitória Park Shopping. Na noite do último sábado (18), estive com a família nas salas cinematográficas.

Quanto à qualidade da exibição, sonorização, refrigeração e toda estrutura, nada a reclamar. As salas de exibição do nosso cinema, localizadas no Shopping, estão no mesmo nível estrutural da maioria das salas da capital.

Já com relação à quantidade de público, novamente, fiquei decepcionado. Da outra vez que fui assistir um filme no cinema do Vitória Park Shopping -“Irmã Dulce”- numa tarde de sábado, dividi a sala de exibição com apenas três pessoas.

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No último sábado (18), na sala em que eu estava, menos de trinta pessoas assistiam o filme. Aliás, praticamente o mesmo quantitativo de pessoas da sala ao lado, em que meu filho e meu sobrinho se fizeram presentes.

Vale lembrar que logo mais no mês de agosto, o cinema fará um ano de operação na cidade e o que era a grande aposta para “levantar” o fluxo de pessoas no  novo centro de compras, na minha opinião, está sendo um fracasso de público. Aliás, o próprio centro de compras como um todo, continua “devagar, quase parando”.

 Os marqueteiros contratados pelo shopping, nestes mais de um ano e meio de operação, não conseguiram estabelecer uma “liga” consistente com o público do nosso município, assim como o das cidades circunvizinhas.

Segundo comentários de alguns lojistas, que investiram em novos empreendimentos no novo centro de compras, as coisas não estão acontecendo como foi prometido, novas lojas não chegaram e algumas já instaladas, seus proprietários, já demonstram vontade de abandonar o barco.

Portanto, os diretores do empreendimento – Vitória Park Shopping – precisam “tomar um chá de bússola” o quanto antes para a coisa não desandar de vez. A equipe de comunicação do Shopping deve “acordar” para desenvolver uma mídia que valorize o nosso município assim como às cidades no entorno da Vitória.

Para finalizar, vale lembrar que a mídia do Shopping deve investir em uma comunicação criativa e que faça lembrar as pessoas que o Vitória Park Shopping, assim como o seu cinema, continuam aqui e operando naturalmente, aliás,  algo  que até agora não foi feito.

4 pensou em “O cinema do shopping ainda não engrenou.

  1. Acho isso bem relativo Pilako, depende dos filmes que estão em cartaz, pois a pouco tempo atras quando estreou “Os Vingadores 2” a fila estava chegando na escada rolante. Ahh e acredite, geralmente dá mais gente durante a semana (por causa das promoções) de que no final de semana.

  2. Procure ir mais no cinema. Idas de 2 ou 3 vezes não justifica sua afirmação. E relacionado aos cinemas que disputavam concorrência no passado foi justamente o poder público, no qual VOCÊ PARTICIPA, que arruinou esses patrimônios. Teve que vir uma instituição privada trazer o famoso Cine de volta para cidade sem precisar dos recursos públicos. Em vez de criticar, agradeça por hoje ainda existir um cinema digno de ser assistido na cidade.

  3. Uma palavra resume esse empreendimento chamado Vitória Park Shopping: fiasco. Imagino o tanto de prejuízo que teve quem investiu ali. Mesmo em fnais de semana, que qualquer shopping fica lotado, ele fica quase deserto, e o cinema é só um reflexo desse fracasso.

  4. Há mais ou menos 15 anos comecei a “criar juízo” com relação ao que consumia. A partir desta minha mudança “encerrei minha carreira” de consumidor, trouxa, de shoppings – mundo ilusionista típico deste ambiente, que vivemos – capitalista > predador(espoliante), escravagista, humilhante(se você não entrar na deles).
    Hoje, quando lembro do quanto joguei dracmas no lixo, durante anos e anos, só por minha arrogância não querer pausar e racionar, tenho vergonha.

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