Pedro Ferrer: “Parabéns pra você e muitos anos de vida”

pedro
Hoje é o dia do aniversário do amigo “Pedoca”, como lhe chama os mais íntimos. Atual Presidente do nosso Instituto Histórico e Geográfico, professor Pedro Ferrer deverá ser bastante lembrado no dia de hoje (16). Sobre Pedro, no dia da passagem natalícia, não irei comentar nada sob pena de cometer equívocos e exageros, é que tenho por este sujeito muito respeito, consideração e admiração. Portanto, vou apenas contar uma história curiosa sobre ele.

Existia na cidade do Recife, nos anos 80 e 90, uma dupla folclórica conhecida como “Irmãos Eventos”. Abrahão e Joel Datz eram irmãos gêmeos e se notabilizaram por ser figuras carimbadas nos eventos da cidade. Lançamento de Livro, abertura de exposição, eventos políticos e tudo que fosse badalado os “Irmãos Eventos” marcavam presença.

Com barba farta e roupas surradas, normalmente carregando uma mochila qualquer, os Irmãos Abrahão e Joel também  eram figuras conhecidas dos  garçons mais tarimbados. Naquela época o professor Pedro Ferrer também usava uma exuberante barba.

12 - foto pedro pai e pedro filho
Pois bem, não sei por qual motivo os irmãos já conhecia Pedro inclusive a sua ligação com o Engarrafamento PITÚ. Vez por outra, nas festas onde a Pitú era patrocinadora, o que não era uma coisa rara, os irmãos, vez por outra, eram  confundido com “o homem da Pitú” (Pedro Ferrer) e daí por diante não lhes faltavam nada no que diz respeito à bebidas e petiscos.

Houve uma ocasião, inclusive, que depois de um dos irmãos ser bem cevado, com comida e bebidas diversas, foi abordado por um garçom que lhe fez um pedido de uma placa da Pitú para colocar no seu Bar. Foi quando um dos gêmeos arrematou: “você está me confundindo com Pedro Ferrer, eu num sou o dono da Pitú não”.

Em 1995 um dos irmãos faleceu. Outro dia, por ocasião da posse do professor Pedro Ferrer na UBE – União Brasileira dos Escritores – nossas lentes registraram o encontro dos velhos amigos, desta vez, um com barba e o outro sem.

IMG_9988

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *