EDUCAÇÃO ESCOLAR VERSUS EDUCAÇÃO MUSICAL – O duelo da formação e construção da sociedade do futuro.

musico

Vamos abordar a palavra educação na modalidade de “conceito”, para que possamos trabalhar as  diversas linhas de pesquisas, que podem partir destes  dois conceitos educacionais e assim possamos entendê-los. A escola é o local onde o ser humano ao nascer – desde criança – começa freqüentá-la e o processo da aprendizagem, passo a passo vai sendo construído. Durante este processo de construção acadêmica, acontecerá o surgimento das dificuldades em diversas áreas, tais quais: gramatical, textual, interpretação, produção, ciências humanas, ciências sociais, exatas e etc. Ao analisarmos de forma superficial, ficaria fora deste processo analítico, o adolescente e o adulto, no entanto, ao focarmos  de forma mais abrangente, descobriremos que também está incluso,  o adolescente e o adulto.

A educação se for defini-la, encontraremos vários ramos da mesma, porém, o assunto abordado neste artigo está focado em duas linhas educacionais que podem e devem servir de enriquecimento intelectual, profissional e social. A primeira linha: a “educação escolar” e a segunda linha: a “educação musical”.  Se associarmos escola e música, para “alguns”  que tem uma visão  apenas artística e empreendedora, cujos objetivos estão direcionados  aos dividendos e que  a causa social não estar contida em seus planos,  realmente não conseguirão observar  o valor que a música na qualidade de ciência social pode fazer por um ser humano.

O duelo existente entre estes dois ramos educacionais, “escola” e “música”, apresenta que, quando a educação musical é trabalhada em sala de aula, a educação escolar produzirá mais e, os frutos, os benefícios deste  aprendizado, surgirão não no momento, mas a longo prazo. Conforme é apresentado no primeiro parágrafo, onde as disciplinas são mencionadas, em referência a educação escolar.  Mesmo com a Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008, em atuação e regendo o Curso de Música de forma obrigatória nas escolas regulares, ainda está havendo um quadro deficiente na formação do Corpo Docente, onde às vezes os próprios docentes não tocam nenhum tipo de instrumento musical.

Os Municípios precisam urgentemente, observar e analisar este assunto em pauta, porque, é a  formação educacional e social dos discentes, dos docentes, dos  Municípios e da  sociedade geral,  que estão contidos neste processo de aprendizagem e talvez no esquecimento.  Quem está preocupado com a causa acadêmica e social e, disponível para participar deste duelo? O duelo já começou!

João Bosco do Carmo
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    • Caríssima Edja, Boa noite! Obrigado pela tua participação, conforme você expressa sobre o assunto abordado. A Educação Musical e os seus benefícios, tem conseguido transformar vidas e situações sociais, em uma sociedade onde a maioria preocupa-se apenas com riquezas materiais, não conseguindo observar e absorver o poder transformador que o ensino musical pode proporcionar nas vidas de uma sociedade tão sofrida. Obrigado mais uma vez pela tua participação. Sucessos na tão árdua caminhada da música.

      João Bosco do Carmo.

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