Uma introdução ao Jiu Jitsu Vitoriense.

18.10.2014

Na primeira fileira, da esquerda para a direita, Daniel Melo, Alexandre Santos, Thomas Filho, Emerson Martins, Deco (André Felix) e Aquiles Carlos. No extremo esquerdo, de baixo para cima, também temos algums figuras importantes na história do Jiu Jitsu, José Aldo, Otávio Nunes, Master (Thiago Silva) e Paulo Arthur.

Poucos sabem, mas existe um cenário cada vez mais forte no Jiu Jitsu Nacional e Internacional em nossa cidade. São mais de 15 anos de luta – dentro e fora dos tatames -, onde os irmãos Arquiles Carlos e Alexandre Santos enfrentaram inúmeras dificuldades e, até mesmo, períodos onde apenas os dois treinavam no tatame, esperando o momento em que mais alguém passaria pela porta perguntando: “É aqui que se treina Jiu Jitsu?”

Para começar, é importante lembrar que eles não enfrentaram todas estas dificuldades sozinhos. Havia outros trilhando com eles o caminho da Arte Suave (significado do termo Jiu Jitsu). Os irmãos vitorienses encontraram o Professor Deco e Emerson Martins (na época ainda aluno do Professor Deco, mas em breve uma das pessoas mais importantes para o Jiu Jitsu do estado de Pernambuco). Estes trouxeram de Recife para Vitória a bandeira da Kezen, e assim começou nossa história no Jiu Jitsu.

As coisas andavam, cresciam, e o Jiu Jitsu cada dia ficava mais forte na nossa cidade, mas ninguém estava preparado para os imprevistos. Como diz na parábola do semeador: mesmo que se semeie a melhor das sementes, e ela eventualmente caia no solo bom e venha a germinar, nada pode preparar o semeador para a tempestade que vem no dia antes da colheita [parafraseado]. E as tempestades vieram. A Kezen deixou de existir, e mais uma vez, estávamos sem bandeira para nos representar.

Acontece que a escola precisa de uma bandeira, uma linhagem, e esta precisa ser reconhecida pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu), para que possa ensinar Jiu Jitsu aos seus alunos. Sem bandeira, não havia possibilidade de ensinar a Arte. Muito tempo depois, conseguimos trazer a Gracie Barra para Vitória, com a ajuda de Isaque Ferreira, da Ferreira Color, criamos mais um centro de treinamento, na cobertura de seu prédio na Av. Mariana Amália. Porém, mais uma vez veio a tempestade, e a Gracie Barra não pode continuar na nossa cidade. Foi quando Vitória de Santo Antão conheceu a melhor equipe do mundo.

Amizades feitas dentro do tatame são difíceis de esquecer, pois na corrente do Jiu Jitsu elos fracos são rompidos logo cedo. E aquele rapaz que veio com o Professor Deco para a nossa cidade, acompanhando ele como aluno, para aprender e dar um apoio quando o professor chamava, era agora faixa preta sob a bandeira da GFTeam. Emerson Martins não hesitou na hora que foi convidado, veio de Prazeres e trouxe consigo um grande amigo seu, Daniel Melo e sua Equipe de Pombos, para Vitória.

Depois de muita luta, dificuldade e persistência. Os irmãos Arquiles Carlos e Alexandre Santos foram graduados com a Faixa Preta pelo Mestre Emerson Martins, grande sonho de qualquer atleta de Jiu Jitsu, e hoje têm um Centro de Treinamento com mais de 60 atletas treinando Jiu Jitsu diariamente em Vitória de Santo Antão. Com horários de manhã, à tarde e à noite, uma turma exclusiva para crianças nos sábados das 9 às 11 horas, e uma parceria firme com a Associação Francisco Fernandes de Judô, o nosso Jiu Jitsu está mais forte do que nunca.

Recentemente, o CTA da Vitória (Centro de Treinamento e Artes Marciais), enviou quatro atletas com passagem e hospedagem pagas para lutar o Campeonato Brasileiro da CBJJ, um dos maiores campeonatos no cenário nacional, em São Paulo – SP. Outros dois atletas, por amor à arte, foram por conta própria, totalizando seis vitorienses presentes nesta competição, dos quais dois deles voltaram com medalhas, mostrando a força do nosso Jiu Jistu.

O jovem Emerson Martins, hoje faixa preta com 2 graus, foi selecionado para ensinar nos Emirados Árabes Unidos, em um programa criado pelo Khalifa Bin Zayed Al Nahyan para introduzir o Jiu Jitsu à todos os integrantes da Força de Defesa da União, exército nacional dos E.A.U. Nos Emirados, o Jiu Jitsu já havia sido introduzido para todas as escolas como disciplina obrigatória, passiva à reprovação do aluno. Agora, é a vez dos militares passarem pelo mesmo processo, e Vitória está fazendo parte desta história.

Ou Seja: poucos em nossa cidade sabem, mas temos muito que nos orgulhar dos frutos sendo colhidos atualmente – Nacional e Internacionalmente. Foram muitas dificuldades, muitos obstáculos e tempestades no nosso caminho, mas é como mais uma vez a parábola disse: “Mas outras [sementes] caíram na boa terra e, brotando e crescendo, davam fruto[…]” Ao perguntar à Alexandre Santos qual o próximo fruto a ser colhido no Jiu Jitsu Vitoriense ele disse: “Queremos formar um Campeão Mundial em 2016.” E pelo visto, o céu está limpo.

Confira abaixo os horários do CTA Vitória para as turmas de Jiu Jitsu:

Terças e Quintas
Manhã 6h às 7h:30 – Professor Master [Marron]

Tarde 17h:30 às 19h:30 – Professores Alexandre Santos e Arquiles Carlos [Pretas] Instrutor: José Robson [Marron]

Noite 19h:30 às 21:30 – Professor Paulo Arthur [ Marron]

Segundas, Quartas e Sextas

Noite 21h:00 às 22h:00 – Professor Paulo Arthur [ Marron]

Sábados

Manhã/Crianças 9h:00 às 11h:00 – Professor Paulo Arthur [Marron]

Tarde 15h:00 às 17h:00 – Treino dos Graduados [Todos os Professores]

Tarde 17h:00 às 19h:00 – Treino dos Faixas Brancas [ Todos os Professores]

Assessoria de imprensa do CTA – Jiu Jitsu

1 pensou em “Uma introdução ao Jiu Jitsu Vitoriense.

  1. so yenho que agradeçer a tds pelo carinho e por acreditarem no sonho que no começo seria impossivel, mais com deus no comando hj somos uma das melhores academia do estado, em relção a nr de launos e de campeões..oossss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *