“BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA SOCIEDADE DO FUTURO” – por João Bosco

Em primeiro lugar, estou  esclarecendo que, talvez algumas  pessoas não aprovem o modo como estou expressando, analisando e apresentando algumas fórmulas, caminhos, onde enriqueça cada ser social contido em uma sociedade de dificuldades, falta de oportunidades e etc.  O foco em si deste artigo, é justamente direcionar a abrangência multidisciplinar, e, deste modo aproximar no que diz respeito,  ao fator aprendizagem/pedagógico/social de modo geral.

A população e a sociedade Vitoriense de modo geral, talvez não saibam, mas existiu uma pessoa que durante as décadas de 70, 80 e 90, mesmo com poucos recursos, dedicou sua vida a ensinar a Arte dos Sons. Estou me referindo ao ensino da música. Esta pessoa foi o Maestro Aderaldo Avelino da Silva  –  Seu  Aderaldo  –   que dedicou sua vida ensinando os  conhecimentos  básicos da teoria musical e, a prática dos instrumentos de sopros, tais quais: clarineta, piston   (trompete ), saxofone alto Eb, saxofone tenor  Bb,  bombardino, trombone de pistos,  trombone de vara (tenor) sem rotor, tuba Bb, tuba Eb, requinta Eb. Instrumentos de percussão:  pandeiro, caixa clara, tarol, bombo, surdo e etc. E o que é mais importante é que, hoje,  existem músicos formados pela batuta do Maestro Aderaldo Avelino, nas seguintes posições profissionais: Banda de Música  da Polícia Militar do Estado de Pernambuco,  Banda de Música da Marinha do Brasil, Banda de Música do Exército Brasileiro,  Banda de Música da Aeronáutica.  Sem esquecer também, de diversos músicos que tocam em Orquestras, Bandas de Forró e etc.  Além do ensino musical, ensinava também aos alunos a ser um cidadão de bem, a ser um homem no futuro, cumpridor do dever, e, do direito social.

musico

Infelizmente, em 1994, afastou-se dos ensinos musicais. Estava ali naquele momento, a Educação Musical preparando e contribuindo com a formação social da sociedade do futuro. A Rua André Vidal de Negreiros,  n 235 , a   ” Rua da Águia”,  não é mais a mesma, não existe mais os  expedientes,  tais quais: 2a, 3a, 4a e 6a pela manhã, aula e, 5a ensaio pela manhã e, aos sábados a noite,  o ensaio geral com toda a Orquestra.  Acredito que, era a única Escola de Música da cidade da Vitória de Santo Antão, PE, era  o   ” Conservatório de Música ” da Vitória de Santo Antão, PE, podemos até dizer,   a  ”  Faculdade de Música ” da Vitória de Santo Antão, PE.  Quero dizer sem dúvida alguma,   quem  estudou com seriedade, aprendeu música  de verdade. Tenho muitas saudades daqueles momentos musicais, me fortaleceram intelectualmente para toda minha vida social e profissional.

Não generalizando  –  onde seria até prejudicial e sem fundamento  –   existem pessoas em pleno século  XXI, que não conhecem o poder transformador e formador de pessoas, existente dentro da Educação Musical.  Mesmo com todo avanço tecnológico e, divulgações referentes a educação escolar  –  formação regular  –   do Ensino Fundamental I,  II e o  Ensino Médio, ainda é deficiente em algumas regiões do Estado de Pernambuco, como também, em vários Municípios de Pernambuco, a atenção e a aplicação desta ciência pedagógica.

A  Educação Musical, na qualidade de ciência, trabalha o ser humano de forma  que o mesmo,  ao ingressar no aprendizado não ficará apenas em aprender um simples instrumento musical. Um instrumento musical simples e com seu valor para compra  –   em razão aos outros instrumentos musicais  existentes  –  que é bastante simbólico, é a flauta  doce.  A princípio, a flauta doce ao ser soprada,  terá um som de um apito qualquer sem parecer ter nenhum significado, porém, é  neste momento que entrará  em  cena o educador musical para começar o trabalho de preparação, polimento, acabamento na formação deste ser social do futuro, onde poderá ser uma criança, um jovem ou um adulto.

Quando o trabalho direciona a crianças e jovens, teremos outros  benefícios pedagógicos também, por exemplo: melhora no aprendizado de disciplinas, tais quais:  Matemática, Física, Português e etc.  Não esquecendo de considerar também que, ajuda o aluno  a pensar rápido e, mesmo que esta pessoa não queira continuar, ou seja, tornar-se um músico profissional, mas só pelo fato  do  contato com  a Educação  Musical, o ajudará em seu aprendizado do futuro, como ser humano e social. Conforme escrevo no primeiro parágrafo  deste artigo, esta ciência é multidisciplinar. O  processo é a longo prazo, porém, tem um significado.

Outro fator importante também, é a formação dos educadores musicais para trabalharem nesta tão árdua missão, de resgatar e transformar seres  humanos.  Acredito que os Municípios, devem  batalhar  para conseguir capacitação do nível Licenciatura em Educação Musical, preparando os educadores com uma outra Graduação, onde  sempre haverá no Corpo Docente, vários ou alguns com vocação para a  área musical.  O  Município precisa  entrar em contato  com o MEC – Ministério da Educação e Cultura – abordando esta problemática em busca da aplicação  do curso de música.   Visando assim, por em prática  a  Lei  11.769 de 18 de agosto de 2008,  onde o ensino da música retornou a sala de aula.

Temos  então duas linhas de abordagens, a primeira abordagem focaliza crianças e jovens, e a segunda abordagem, na formação de educadores do ensino regular das redes de ensino.  Porque tanto  a população existente em comunidades carentes, quanto os educadores  das  redes públicas de ensino, serão beneficiados com a Educação Musical em sua formação acadêmica.

O Município da Vitória de Santo Antão, PE, precisa urgentemente de uma Faculdade de Música, para preparar seu Corpo Docente na ciência musical,  para que não seja preciso que seus educadores, seus habitantes, precisem deslocar até a cidade de Recife, PE, em busca de formação superior musical. Ou então, uma parceria com Faculdades, Universidades, que ministram cursos superiores de Música, Educação Musical  na modalidade a Distância, e, poderia Vitória de Santo Antão, PE, ser um Pólo de apoio para as correções presenciais dos trabalhos monográficos.

Acredito que, este será o ponto de partida para o progresso acadêmico musical, na Terra de Mariana Amália e  das Tabocas.

João Bosco do Carmo

40 pensou em ““BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA SOCIEDADE DO FUTURO” – por João Bosco

  1. Devemos sempre louvar e incentivar iniciativas como a proposta pelo João Bôsco do Carmo, primeiro pelo reconhecimento e depois pela sublime demonstração de gratidão, sentimento raro entre os seres humanos, destacando, também, o grande e sincero amor que transmite pela música, cabendo ao poder público e o empresariado municipal, de maneira geral alavancar as ideias elencadas pelo João Bosco em seu artigo, para brindar Vitória de Santo Antão e municípios vizinhos com um curso de graduação em música, valorizando e concretizando o município como um legítimo celeiro musical. Congratulações professor J. B. Carmo.

    • Caro amigo Dr. Marcelo Paz, obrigado! Realmente o Município da Vitória de Santo Antão, PE, ao receber um brinde deste nível, crescerá ainda mais na esfera educacional/social/pedagógica, de modo geral, como também, os demais Municípios vizinhos. Tais quais: Pombos/PE, Gravatá/PE, Chã Grande/PE, Chã de Alegria/PE e Glória do Goitá/PE. Obrigado mais uma vez pela sua participação.

  2. Parabenizo o amigo e irmão João Bosco pelo belisimo artigo escrito em homenagem ao grandioso Maestro Aderaldo!
    Amigo: vc escreveu de forma brilhante, e retratou com maestria o “mestre” maestro Aderaldo, terefa corajosa, pois só a “Euterpe” deusa da música sabe o bem e a grandezsa de “seu” Aderaldo!
    Vitória, mesmo sem merecer, tem a graça de ter o maestro entre seus moradores.
    Numa terra de mediocres se sobressai o Pai e maestro de todos músicos o senhor Aderaldo. Bom João Bosco junto me a vc nesta homenagem; se nossa cidade tivesse mais uns 10 iguais a Ele com certeza veriamos com frequencia a beleza, a abnegação, o amor aos jovens, enfim, nossa sociedade seria melhor.
    Amigo João Bosco temos um grande frevo chamado LEÃO QUEBRA OSSO” acho que seu Aderaldo se inpirou no mesmo, pois o maestro tem ao longo do tempo quebrado “ossos”, ossos da insensiblidade musical e outras.
    Abraços!

    • Caríssimo Manoel Carlos, obrigado! Amigo e irmão, agradeço mais uma vez pelas palavras referentes a deusa ” Euterpe”. O corpo discente musical de sopro da querida Vitória de Santo Antão,PE, agradece pela existência de “Seu Aderaldo”. Obrigado pela tua participação.

  3. Excelente matéria, parabéns a Pilaco e ao tão estimado amigo João Bosco, que conheço há anos e sei de seu sonho e que com certeza, um dia, irá realizar.

  4. Que este explanamento seja observado por algum politico interessado na formação dos nossos jovens e que der auxilio e guarida aos anseios do nosso amigo Bosco.

  5. Pingback: Internauta Marcelo José comenta artigo sobre música | Blog do Pilako

  6. Pingback: Internauta Manoel Carlos comenta no blog | Blog do Pilako

  7. Ótimo artigo desse meu amigo, ex-aluno e ex-trombonista e a pessoa mais apaixonada pela música que eu já conheci! Parabéns, grande João Bosco do Carmo, pela gratidão que você demonstra por aquele que foi o seu mestre e pelas boas ideias aqui apresentadas! Que o Poder Público se sensibilize e melhore a infraestrutura deste Município, oferecendo plenas condições àqueles que se interessarem em seguir uma carreira tão nobre como a musical!

    • Caríssimo amigo Divanir Santos, obrigado! Grande Barbosa! Conforme tu falas, é justamente o que esperamos do Poder Público, mais sensibilidade na esfera humana no que diz respeito, o paralelismo entre a Educação Escolar e a Educação Musical. Te agradeço pela tua participação.

  8. Parabéns João Bosco! ótimo artigo e excelente iniciativa. “Toda semente plantada é uma esperança lançada”. Concordo plenamente que a cidade necessita de um curso de licenciatura em Música. Fico na torcida e espero que seja uma realidade próxima.

  9. Pingback: Internauta Divanir Santos elogia artigo de músico, publicado no blog | Blog do Pilako

  10. joão bosco meu amigo irmão grande musico.um dos melhores trombonistas de pernambuco,que DEUS te ilumine nessa nova jornada.abraço

  11. Pingback: Internauta Danielle Alves comenta no blog | Blog do Pilako

  12. “A priori”, parabenizo João Bôsco pela belíssima iniciativa, ao evocar a necessidade da musicalidade na nossa vida cotidiana. Vez que, nos dias atuais a violência, o egoísmo e a falta de amor ao próximo, estão tomando conta dos jovens e crianças.
    Existe realmente uma imperiosa necessidade de introduzirmos a música nas escolas, faculdades e universidades. Visto que, já foi demonstrado através de diversos estudos e pesquisas, que a musicalidade apresenta resultados bastante benéficos para o corpo e a alma, pois consegue passar uma sensação de bem estar. Tanto que a música é utilizada como forma de terapia e tratamento.
    Os jovens e crianças que são inseridos no “mundo” musical, muitas vezes não se envolvem com as drogas e a violência. Pois a musicalidade…educa, disciplina!!!

    • Dra. Fabiana Carneiro, obrigado! Suas palavras fortalecem ainda mais o foco do tema referente a Educação Musical. O poder transformador da música ainda é desconhecido pela maioria, porém, conforme a senhora fala, música também é ” Terapia ” e ” Tratamento ” . Agradeço pela sua participação.

  13. Pingback: Internauta Fabiana Carneiro comenta no blog | Blog do Pilako

  14. Parabéns ao Blog e a João Bosco! Matéria muito interessante, e rica no que diz respeito a trajetória da música sob a perspectiva educacional/histórica, que a partir desta contribuição, sejam ativada nos demais a importância da música como instrumento de conhecimento e criatividade.

    • Amiga Aryane Montenegro, obrigado! Tuas sábias palavras referentes ao valor contido dentro da música, no que diz respeito a esfera educacional/histórica/humana, nos faz olhar e planejar mais além. Afinal a música tem uma participação na Ciência Humana. Agradeço mais uma vez.

    • Caríssima Jordania, obrigado! Tu falaste pouco, mas com uma profundidade que tocou no que diz respeito, a esfera Pedagógica/Psicopedagógica/Psicológica/Celestial e etc, e etc e etc. A Educação Musical na qualidade de Ciência Humana/Ciência Social e etc, trabalha de forma abrangente e expansiva. Agradeço pela tua participação também.

  15. Pingback: Internauta Aryane Montenegro parabeniza artigo de músico | Blog do Pilako

  16. Parabens Joao pela iniciativa. Uma nobre e merecida homenagem a um homem que verdadeiramente se dedicou através da musica, colocar tantos cidadãos vitorienses, pernambucanos num bom caminho.
    Seria louvável se nossos gestores dessem atenção ao desenvolvimento de tais atividades com compromisso.
    Música é Cultura. E cultura em nossa Vitória tem sido apenas gastos vultosos com bandas famosas, enquanto que idéias e empreendimentos como os propostos por você soam ao vento, sem a verdadeira audição.

    • Caríssimo amigo Elias Martins, obrigado! Conforme você diz, a ciência musical tem um poder transformador profundo, onde infelizmente a sociedade ou uma parte da mesma, não consegue perceber o efeito benéfico que a Educação Musical oferece ao cidadão do futuro. O Maestro Aderaldo Avelino da Silva, mesmo com poucos recursos disponíveis na época, quando lecionava a arte dos sons, sem nenhum apoio, mostrou a sociedade de modo geral, que música é cultura e, esta chama da ciência musical não apagou nem se apagará. Amigo Elias Martins, te agradeço pela tua participação. Um grande abraço.

  17. Pingback: Internauta Elias Martins comenta no blog | Blog do Pilako

  18. Ola João,
    parabenizo a você pela iniciativa, pelo desejo e sonho que nunca deixastes sessar dentro dentro de você pela musica.
    concordo plenamente que a Educação musical seja trabalhada de forma sucinta dentro do ambiente escolar. Acredito no poder de transformação que a musica instrumental pode proporcionar ao aprendiz, sei que esse resgate da musica instrumental para dentro das escolas não se trata de algo tão simples, ainda mais hoje que educação esta a desejar pelas autoridades governamentais, principalmente porque na mesma Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008 do §6 – declara que – A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular.
    Realmente, precisa – se de uma compreensão maior por parte das autoridades, entenderem que a musica é essencial e para além de obrigatória ser exclusiva para educação escolar, e que essa compreensão também venha por parte do corpo docente e discente das instituições. Acredito que se conseguirmos agitar nossa nação em um protesto pacifico em prol da musica avançaremos com outro grande passo, porque musica transforma, abre novos horizontes, e cria um mundo de possibilidades para aqueles que se encontram em uma sociedade marginalizada e opressora.

    • Caríssimo Gustavo Lima, obrigado! É justamente o que tuas sábias palavras revelam, acreditamos que – não generalizando – a maioria da população composta dentro de uma sociedade com o foco plenamente capitalista, não conseguirá observar, absorver e perceber, o que a Educação Musical faz e pode fazer por um indivíduo. Algumas pessoas pensam que quando falamos em música, é sinônimo simplesmente de diversão. O segredo da ciência musical estar presente no que podemos perceber, e, o outro problema também, está na formação educacional, cultural e social de cada ser humano. A música é ciência, educação, arte, cultura. A batalha já começou, estamos confiando nesta Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Um abraço e obrigado pela tua participação.

  19. Parabéns Bosco pelas brilhantes colocações, fez uma exposição de forma clara, mostrando a grande importância de uma educação diferenciada.Importantissima a lembrança do grande Maestro Aderaldo.

    • Ilma. Dra. Angela, obrigado! Conforme suas palavras, quando a música é aplicada dentro do contexto educacional, cujo foco é diferente, os frutos sociais serão outros. A diferença ou o diferente e, a importância da música na educação, revelarão no futuro, facilidades no aprendizado multidisciplinar. Quando a abordagem é Educação Musical e, a introdução dentro das escolas e a formação do Corpo Docente em música para ser lecionada, o mundo acadêmico será enriquecido nas diversas disciplinas, tais quais: Ciências Exatas, Ciências Humanas, Gramática e áreas afins. Por que dentro da música, teremos um pouco de cada uma dessas disciplinas apresentadas. Agradeço a Deus e ao grande Maestro Aderaldo por seus ensinamentos. Um abraço e sucessos, obrigado pela sua participação.

  20. Pingback: Internauta Gustavo Lima comenta no blog | Blog do Pilako

  21. Pingback: Internauta João Bosco do Carmo comenta no blog | Blog do Pilako

  22. Pingback: Internauta João Bosco do Carmo comenta no blog | Blog do Pilako

    • ” Caríssimo Firmino Firmo, obrigado! Tua participação e, a análise referente aos benefícios educacionais e culturais que estás colocando através das tuas palavras, é justamente o que esperamos a longo prazo. A sociedade sem generalizar, é carente quando o assunto está focado ao tema: Educação Musical. Acreditamos que iremos melhorar. Um grande abraço e mais uma vez, muito obrigado pela tua participação. Deus te abençoe. Forte abraço para ti também. ”

      João Bosco do Carmo.

  23. Parabens a João Bosco a Pilako e a todos que faz parte diretamente e indiretamente,deste trabalho. Sou um admirador deste trabalho .Queria mais artigos de desenvoltura e projetos. Forte abraço. Ass. PEREIRA

    • Caríssimo PEREIRA! O privilégio de tê-lo expressando sua ideia, referente a este trabalho em divulgar a Educação Musical na qualidade educacional e, para formação do ser humano, tanto no crescimento educacional, quanto cultural, nos faz esperar o passo a passo existente no caminho acadêmico, no que diz respeito, ao fator tempo. Os frutos pedagógicos surgirão a longo prazo, os obstáculos não deixarão de existir, porém estamos trabalhando. Agradecemos desde já, tua participação e teus objetivos, são fundamentais e enriquecedores. Muito obrigado.

      João Bosco do Carmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *