Sociedade Beneficente Amor e Trabalho: 90 ANOS DE HISTÓRIA.

solidariedade-cronica-maria-flavia
Nos livros que contam a história dos nossos antepassados, na Vitória de Santo Antão do século 19, encontramos, “sobretudo entre as classes mais desamparadas de recursos para alimentação e para tratamento médico”, uma cidade onde poucos tinham condições de ter um enterro digno.

Naquele tempo os recursos públicos, destinados aos menos favorecidos, eram poucos e muitas vezes quando chegava não atendia a grande demanda. Com uma população rural numerosa, diferentes dos dias atuais, o controle de doenças, surtos e epidemias pelas autoridades sanitárias basicamente não existia. O controle sobre a taxa de mortalidade era impreciso e deficitário.

Os indigentes eram levados em carroças ao cemitério, quando não eram sepultados em valas abertas nos locais de origem, à revelia das autoridades. Naquele tempo os indigentes eram levados pela polícia que, muitas vezes, recrutavam populares, à força, para conduzir os cadáveres até o Cemitério local.

Pois bem, foi dentro deste contexto, onde a população carecia de amparo oficial e público, que surgiram na nossa cidade as SOCIEDADES BENEFICENTES. Estas instituições, criadas no final do século de 19 e no início do século 20, promoveram na cidade um grande salto de qualidade no que diz respeito à CIDADANIA.

amor e trablho
Portanto, amanhã, 24 de junho 2015, realçamos os 90 anos de fundação da SOCIEDADE BENEFICENTE AMOR E TRABALHO. Esta instituição que teve como fundador o popular  “Mestre Quincas” – antigo acendedor de lampiões públicos na cidade – o primeiro endereço foi na Rua Estevão Cruz nº 16.

Com o trabalho fecundo dos sócios Irineu Camelo Maciel, Alcides José de Santana, José Antônio de Barros, Rodolfo Pereira Viana, Renovato José Duarte, Hermenegildo Costa, Gil Aparício de Oliveira, Raimundo Pinto e outros inaugurou-se no dia 1º de maio 1943 sua sede própria localizada na Rua José Rufino Bezerra. No dia 24 de junho 1946, teve seus estatutos reformados e passou a se chamar “Sociedade Beneficente Amor e Trabalho”.

Portanto, para os familiares dos fundadores, atuais diretores e sócios desta quase secular instituição, nós que fazemos o blog do Pilako, desejamos muito sucesso e parabenizamos pelo importante papel cumprido até os dia de hoje na comunidade vitoriense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *