Será que somos “torcedores” funcionários ou terceirizados?

360633Para as pessoas que são apaixonadas por futebol –   que convenhamos não é um número reduzido – no momento em que terminar de ler  essas linhas, certamente darão uma boa gargalhada, ou mesmo,  me chamarão de louco! Isso porque, doravante, irei aventar que um torcedor de  time de futebol (Sport, Santa Cruz, Flamengo, Corinthians e  etc) é uma espécie de funcionário (terceirizado) que paga para trabalha.

Adianto, contudo, que gosto de futebol. Sei das regras, conheço um pouco da história dos clubes brasileiros e trago na memória  o nome de todas as seleções vencedoras da Copa da FIFA. Mas, sou obrigado a reconhecer que a esmagadora maioria dos torcedores são “presas fáceis”, verdadeiros instrumentos de massas de manobra que movimenta essa indústria bilionária – futebol –  e que gera muito lucro para uns poucos “sabidos”.

gladiador-filme-luta-coliseu-batalhas

Pois bem, não é novidade para ninguém que desde da chamada Antiguidade os governantes promoviam a tão atualizadíssima política do pão e circo. Naquele tempo, os espetáculos eram constantes e cumpriam, entre outras coisas, a função de manter o povo entretido. Atualmente, o futebol, cumpre muito bem este papel. Os torcedores “apaixonados” nunca pensaram nisso. O sistema é sútil.

Aliás – apenas para ilustrar – na maioria dos países as pessoas que se identifica com  um time de futebol são catalogadas como fãs. Aqui no Brasil a palavra torcedor deriva da mania das mulheres cariocas – no início do século XX – que ficavam TORCENDO suas luvas e lencinhos durante as partidas de futebol. Daí em diante,  todos nós brasileiros,  viramos TORCEDORES.

laranjeiras4

Voltemos, no entanto,  ao nosso assunto principal que é discutir a verdadeira função dos torcedores de time de futebol. Você, torcedor apaixonado, prefere ser um  funcionários ou  terceirizados?

Falando um pouco agora das relações do Capital X Trabalho e suas tendências, somos obrigados a acreditar que, devido a uma visão mais flexível nesta relação, nunca antes tantas pessoas passaram a trabalhar em casa (home office) ou seja, as empresas começaram a entender que manter o funcionário trabalhando na sua residência é promover o jogo do “ganha-ganha”.

Com isso, quero dizer: seja lá aonde for ou em qualquer horário,  a pessoa pode estar trabalhando. Vale salientar,  também,  que na relação trabalhista a empresa é obrigada a lhe pagar  salário e, se for o caso, fornecer o devido fardamento. Isso é o básico.

Pois bem, é partindo desse raciocínio que começo a dizer que um torcedor de time de futebol (Sport, Santa, Flamengo, Corinthians e etc) é um funcionário (terceirizado) cuja relação é inversa, ou seja:  o funcionários é que paga para trabalhar. Vejamos:

brecho-do-futebol1

Dia ou noite e em qualquer local o torcedor estará sempre falando do seu time e o defendendo contra possíveis ideias de que ele não presta ou coisa parecida. Frequenta locais aonde tem roda de bate-papo de futebol só para falar  do seu time (de bem),  e ainda por cima, custeia todas as despesas.

Outra coisa: eu nunca ouvi dizer que um funcionário paga pelo próprio fardamento na empresa. Já na atividade empresarial futebolística, onde o torcedor é um  “funcionário  apaixonado” – terceirizado – ele paga para trabalhar e ainda compra o fardamento! Ou será que algum diretor  de  time de futebol envia  camisas para você ficar “fardado” nos dias de jogos?

A coisa mais curiosa que ocorre nesta relação, e que o torcedor apaixonada  (terceirizado) não se dá conta, é que ele quando vai à sede da empresa (estádio de futebol no dia jogo),  pagando do seu próprio bolso o transporte, só  poderá ter acesso ao seu local de trabalho (arquibancada) se pagar, ou seja, para entrar na empresa que ele trabalha dia e noite, sábado, domingo e feriado, e que também é obrigado a compra o seu próprio fardamento, o “torcedor apaixonado”  (terceirizado) é obrigado a desembolsar mais uma vez.

Agora responda rápido: algum diretor de time de futebol quando vai negociar algum jogador, lhe consulta para algum coisa? Você, torcedor apaixonado (terceirizado), pelo menos sabe para aonde está indo o dinheiro que entra nos cofres do seu  clube? Você poderia então perguntar: e por acaso algum funcionário “normal” sabe para aonde vai o dinheiro da empresa que ele trabalha?

Eu, então, responderia que não. Mas, na relação trabalhista “normal” o funcionário comum tem jornada de trabalho definida e pelo menos RECEBE PARA TRABALHAR enquanto que na relação TRABALHISTA FUTEBOLÍSTICA” É O FUNCIONÁRIO APAIXONADO QUE PAGA PARA TRABALHAR E AINDA  POR CIMA ELE MESMO É QUE COMPRA O SEU FARDAMENTO (camisa do seu time do coração).

Toda esSa ideia, inicialmente, parece um absurdo, mais não é. Os pensadores de negócio milionário, pessoas sabidas que são os donos do dinheiro que circula nessa engrenagem toda, estão cada dia mais rico e você (torcedor apaixonado – funcionário ou terceirizado),  juntamente com o seu clube  (empresas falidas) estão na PINDAÍBA.

torcida_flamengo-brunogonzales_glo

Portanto, se você não alcançou a engrenagem, não fique com raiva de mim, apenas estou lhe ajudando a raciocinar noutra  direção. Se possível investir seu suado dinheiro em alguma coisa que lhe traga mais retorno,  para você e toda sua família, pois esses  diretores de time de futebol estão roubando as coisas  que você tem de mais preciosas: SEU TEMPO, SUA BOA FÉ E O SEU DINHEIRINHO.

Obs: Faça uma rápida conta; quanto você gasta por semana com o seu time de futebol? Veja quanto você já gastou neste últimos 12 meses e observe se num daria para comprar um bom objeto para sua casa e que,  com certeza, teria serventia para você e toda sua família? Todo esse prejuízo, claro, além de não computar os riscos, pois, nos dias de jogos você poderá ser violentado pelos torcedores rivais,  em qualquer lugar,  afinal, você é um torcedor apaixonado e poder MORRER PELO SEU TIME,  enquanto os diretores estão tomando uisque juntos,  para resolver se é melhor ganhar, perder ou empatar na próxima partida. Para eles o importante nesta equação  futebolística  É  SIMPLESMENTE GANHAR O DINHEIRO DOS TORCEDORES APAIXONADOS:  OU SERIA FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS?

marin-delnero-eurico_cbf-rafaelribeiro-cbf

1 pensou em “Será que somos “torcedores” funcionários ou terceirizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *