A origem dos “bichos” no nosso carnaval.

Untitled-1

Dias atrás peregrinei pelos vários programas carnavalescos produzidos pelas rádios locais. Nestes programas, na maioria das vezes fora do trancafiado Studio refrigerado, temos a oportunidade de encontrar diretores de agremiações das mais variadas tendências e estilos, assim como,  trocar ideias e impressões sobre nossa festa maior.

Em todos me foi ofertada a palavra para divulgar a nossa agremiação, A SAUDADE. Confesso que falar do carnaval, sobretudo o da minha terra, sempre é uma alegria renovada. Em um desses bate papo, na Rádio Vitória FM, tive o privilégio de ser entrevistado pelo amigo e conceituado comunicador, Francisco Lima.

Nesta ocasião, além de falar das promoções e preparativos da nossa agremiação – SAUDADE – me debrucei, um pouco,  sobre algumas histórias do nosso secular carnaval. Dentre as relatadas, estava o fato que  originou  a figura dos “BICHOS” no nosso carnaval.

Pois bem, narrei, entre outras coisas, que os primeiros folguedos carnavalescos organizados  em nossa cidade  tiveram origem  no século 19, algo em torno de 1880.

Outra coisa curiosa, que também relatei, é que antes de 1925 as agremiações carnavalescas da nossa cidade não possuíam nomes relacionados aos bichos ou qualquer associação ao MUNDO ANIMAL. Poderíamos citar, então, algumas delas: Cana Roxa, Fadista, Sociedade Carnavalesca Philocritica, Dezessete de Fevereiro, Chaleira, Espanadores, Abanadores, Vassouras e etc.

Pois bem, encontramos nos livros que relatam a história da nossa cidade, que o Clube Abanadores surgiu em 1902 e, pela sua organização e empolgação, foi logo batizado na cidade de o “papa clube”, isso porque, outros mais afamados não suportaram tamanha empolgação e força do Abanadores, optando assim, por não mais desfilarem.

Diante de tanto entusiasmo, foi num ensaio de rua, em 1925, ao recolher, que o Poeta Teopompo Moreira, em arrebatado discurso, apelidou, face a sua majestade, o Clube Abanadores de “ O LEÃO”.

Como resposta, os não menos entusiasmado seguidores do Vassouras, deu ao seu clube de coração – Vassouras –  a  alcunha de   “O CAMELO”, isso porque, “o bicho” é sinônimo de fortaleza e  resistência, acostumado a enfrentar, e vencer,  embates mesmo em situações adversas. Doravante, com a rivalidade estabelecida entre os Clubes Abanadores “O Leão” e o Vassouras “O Camelo”  o nome de  bichos passaram a ser referência constantes em nosso carnaval.

Aproveitei os microfones da Rádio Vitória FM, e a grande audiência que tem estes programas do gênero, sobretudo na “comunidade carnavalesca”, para pedir aos que estavam me ouvido, caso tivessem maiores informações sobre este assunto, me procurassem  depois para trocarmos algumas “figurinhas” sobre este tema.

Portanto, eis aí, algumas curiosidades sobre o nosso secular carnaval, que diga-se de passagem, configura-se em nossa FESTA MAIOR.

2 pensou em “A origem dos “bichos” no nosso carnaval.

  1. Parabéns Pilako pelo texto, já que é dificil no nosso Município a valorização da nossa história, você que é uma excessão fez uma belissima pesquisa e nos passou com riqueza em detalhes a origem dos nomes de animais no nosso Carnaval. Viva a festa de Momo Vitoriense.

  2. Pingback: Internauta Alexandre Rogério comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *