“Embrião” da Companhia dos Monges em Folia.

Revirando nossos arquivos sobre o carnaval da Vitória, encontramos o que seria o “embrião” da Companhia dos Monges em Folia. “Os Monges”  teve como data de fundação o dia 04 de Março de 1998. A sede do Museu do Carnaval,  Maestro Amadeu de Senna, foi o palco da ideia dos amigos  Rivaldo Felipe Barbosa e André José Gomes Fontes.

A vontade de manter a cultura das  fantasias no carnaval da Vitória foi a força motriz da criação. O filme,  “ O Nome da Rosa”, serviu de inspiração para o figurino. No inicio, a turma saia fantasiada de MONGE atrás da orquestra da Agremiação Carnavalesca Boi Dela.

Pois bem,  como  um curioso da história da cidade e,  consequentemente do seu carnaval,  ao assistir um dos  filmes que tenho  do carnaval de  2000, fiz uma ligação direta entre aqueles “monges” com as informações que já  trazia na cabeça, ou seja, aquela cena seria sim o “embrião” dos Monges em Folia. Veja o vídeo.

[embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=t19TqHILlv8[/embedyt]

No ano de 2003, ou seja, três anos depois da imagem acima, “Os Monges” desfilam pela primeira vez no carnaval da Vitória como uma troça independente. A sua música foi composta por Aldeniso Tavares e Samuka Voice. O horário sui generis  da sua saída – 21:32 hs foi uma sugestão do nosso amigo Zé da Gráfica.

Portanto, com quase duas décadas depois do seu surgimento, “OS MONGES” é uma das agremiações mais organizadas  do carnaval da Vitória. Tem uma diretoria coesa e atuante, promove,  inclusive, o já tradicional “ Baile Classe A” dos Monges. Sendo assim, encerro esta pequena narrativa, parabenizando todos aqueles que deram sua parcela de contribuição na construção desta SIMPÁTICA E IMPORTANTE AGREMIAÇÃO DO Carnaval da Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *