A CRIANÇA E A FAMÍLIA

Imagem1

Núcleo de convivência, alicerce nas relações sociais a família assegura proteção, afeto e apoio. Uma criança educada em ambiente saudável e acolhedor cresce afetivamente mais estruturada e emocionalmente saudável. A comunidade família com seus atributos de interações auxilia no desenvolvimento crítico, material e histórico da criança que deve sentir em sua família um espaço imprescindível onde garanta bem estar e proteção independente das condições econômicas, socioculturais e religiosas.

Podemos observar nos últimos anos uma reconstrução familiar, alguns núcleos deste alicerce vêm passando por transições, independente da participação dos fenômenos culturais, como a revolução sexual, por exemplo, a maior fonte de segurança e afeto para a formação de uma criança precisa ter como base um lar saudável, inserindo influencias positivas, prevalecendo à comunicação e a verdade. Não podemos ver como negativa as novas configurações familiares, a falta de diálogo, relações escarças e ausência da expressão do sentimento de amor e companheirismo, isto sim, pode ser apontado como ruim, como negativo.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

 

2 pensou em “A CRIANÇA E A FAMÍLIA

  1. dr. Cleiton fico pensando nestas novas configurações familares até onde ajuda na educação ao mesmo tempo é como esta no texto: é novo estamos passando por mudanças na nossa sociedade falando de uma forma universal.

  2. Olá Marcela, justamente, estamos passando por transformações sociais, fica a sensação que somos obrigados a aceitar este novo, estas novas configurações, não, não somos obrigados a aceitar as mudanças, mas precisamos está abertos para mudanças, elas acontecem.

    Quanto a pergunta sobre estas novas configurações frente a educação infantil, não tem problemas, a criança não se “perde” com questões relativas a mudanças sociais, culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *