A fachada da sede do Camelo, agora, só em fotografias……….

IMG_4350

No início da tarde de hoje, 08 de janeiro de 2015, ao passar pela Praça 3 de Agosto, também conhecida como “Praça do Anjo”, me deparei com uma cena histórica. A fachada do Clube Vassouras “O CAMELO” estava sendo demolida. Veja o vídeo:

A pedra fundamental deste prédio, hora destruído,  foi sentada no dia 04 de outubro 1941. A inauguração desta  sede  só veio  ocorrer  três anos depois. Já o “Clube Carnavalesco Vassouras” foi fundado em 1921 para rivalizar com o  “Abanadores” que havia, segundo o livro que conta a história da nossa cidade, engolido os clubes de manobras como “chaleiras” e “Espanadores”.

O primeiro desfile do “Vassouras” ocorreu em 18 de outubro de 1921 e sua primeira participação no carnaval vitoriense se deu nos dias 26, 27 e 28 fevereiro de 1922. Doravante, o “Abanadores”  passou a ter um rival a altura e “combativo”.

Quando o “Abanadores”, seu principal rival, recebeu a alcunha de “O LEÃO”, os adeptos do “Vassouras” cuidaram logo de batizar seu clube de “O CAMELO” numa  alusão direta a força e resistência do animal.

Portanto, mesmo com a simbologia da força e da resistência, o nosso CAMELO – O ARISTOCRÁTICO – agora,  sucumbiu de vez. Sua sede, definitivamente, já faz parte do passado.

IMG_4347

5 pensou em “A fachada da sede do Camelo, agora, só em fotografias……….

  1. Eraldo boy é muito sabido, fez um negócio muito legal para si. Fico me perguntando como alguém teve a ousadia de vender um patrimônio tão importante para o povo, esse clube fez parte de minha história, quantos bailes, quantas alegrias prestados ao povo.
    Infelizmente fizeram uma maracutaia e foi vendido a um dos maiores construtores de Vitória, Se vivêssemos num país sério haveria uma investigação dessa maracutaia e os responsáveis devolveria o patrimônio ao povo e entidades responsáveis principalmente dos carnavais.

  2. Gente, por favor, apesar de toda a história do clube e tudo mais, era um prédio sem característica nenhuma que exigisse pela sua preservação e também era um imóvel particular. Portanto, o proprietário poderia fazer o que quisesse com ele.

    • Imóvel particular? pertencia a Eraldo boy era? O imóvel pertencia ao clube camelo. O mesmo quiseram fazer com aquele terrenão que há no AABB, próximo ao gold gol, se velho da pitu não fosse um homem honrado já teria acontecido o mesmo, pertence de boca ao clube camelo, não há documentos, para quem é desonesto muito fácil dar um cala boca e passar para algum comerciante desonesto. Inclusive grandões da prefeitura queria passar a perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *