PE Conduz inicia rota de atendimento em Vitória de Santo Antão

DSCN4583

O programa estadual garante transporte gratuito a pessoas usuárias de cadeira de rodas, com severa mobilidade de locomoção

A primeira rota de atendimento do PE Conduz em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Norte do Estado, localizada a 55km do Recife, foi realizada nesta segunda-feira (22). A iniciativa garantiu com segurança o transporte, em van adaptada, de uma usuária de cadeira de rodas até a Clínica Municipal de Fisioterapia Evandro Couceiro.

DSCN4559

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) por meio da sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD) e pela a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o programa tem o objetivo de conduzir pessoas com severo comprometimento de mobilidade desde a residência até clínicas específicas para a realização de serviços de habilitação, reabilitação e tratamento de saúde. Além disso, a ação já funciona em seis outros municípios como Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Arcoverde e amanhã iniciará a primeira rota em Timbaúba, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Para a usuária de cadeiras de rodas, Maria Pereira dos Santos, 78 anos, que foi a primeira pessoa a usar oficialmente a van, o transporte traz segurança, conforto e comodidade. “Esse carro vai me ajudar muito porque vai me pegar e me levar na porta de casa, porque quando a pessoa pode andar é numa coisa, mas quando não pode é outra”, comemorou, assim como sua filha, a professora aposentada, Maria Helena da Silva. “Achei muito bom porque era a maior dificuldade para ela e para nós que a trazemos até a cínica. Era a maior agonia e tínhamos que segurar ela no carro. Agora não, porque a van tem trava e cinto de segurança”, acrescentou.

O início da atuação do PE Conduz na cidade foi acompanhado pela equipe de coordenação do programa, pela representante da Secretaria de Assistência Social, Kátia Andrelle e pela superintendente da SEAD, Rose Maria.

Dados – De acordo com censo do IBGE de 2010, Vitória de Santo Antão conta com uma população de 129.974 mil pessoas. Entre essas, 40.080 possui algum tipo de deficiência. Segundo relatório da equipe da SEAD, a cidade tem seis clínicas especializadas em reabilitação, que atendem o perfil do serviço.

PE Conduz em Timbaúba: Nesta terça-feira (23) a cidade de Timbaúba, a 107 km da capital pernambucana iniciará a rota de operação do PE Conduz. No local será conduzido uma usuária de cadeiras de rodas desde sua residência até o Hospital Ferreira Lima, onde fará fisioterapia às 10h50.

De acordo com o censo 2010 do IBGE, o município de Timbaúba possui 53.825 mil pessoas e dentre essas, 17.653 mil, ou seja, cerca de 32% tem algum tipo de deficiência. Segundo levantamento técnico da SEAD, este índice é superior à média dos municípios estaduais, entre 22% e 27%, justificando a escolha de Timbaúba para esta etapa. Na cidade há oito clínicas de reabilitação que atendem o perfil do serviço, sendo a principal, a Associação Cultural e Apoio às Pessoas com Deficiência e Amigos de Pernambuco (ADAT).

Com informações de Rogério Alexandre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *