Gildo Propaganda: UM PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA.

gildo

Dias atrás encontrei,  casualmente,  o amigo Gildo Alves (Gildo Propaganda) no Studio de gravação de Samuca, aqui em Vitória. Eu, estava lá, para gravar uma chamada carnavalesca, ele  (Gildo), para produzir  uma Nota de Falecimento.

Quando Gildo começou a gravar, o interrompi e pedi-lhe que começasse novamente para que só assim,   pudesse registrar em vídeo, aquela gravação. Ao ouvir a voz de Gildo, em uma nota de falecimento, naquele Studio, foi como se eu  estivesse na rua,  escutando seu carro de propaganda. Veja o vídeo:

Pois bem, a voz de Gildo Propaganda – como também é conhecido na cidade – já está catalogada na memória de praticamente todos os munícipes, é marca registrada, sobretudo, na formatação de  nota de falecimentos.

É bom que se diga,  que nossa cidade, Vitória de Santo Antão, fez história em publicidade volante. Tudo começou com os anúncios falados pelo senhor Manoel Dilson Lira da Silva, no seu PIONEIRO (camionete de som). Tempos depois, os anúncios viraram “falados e projetados”, uma vez que o seu carro de som também reproduzia  imagens. Eu mesmo, muitas vezes, parei com minha bicicleta na Praça da Matriz, só para ficar assistindo aqueles filmes antigos e atuais  sobre a cidade. Boas  lembranças. Tivemos ainda como destaque nesta atividade  na cidade, o senhor Clóvis Barros, Otoni Rodrigues e Nelson Propaganda.

O nosso amigo Gildo Propaganda já construiu uma  solida história de mais de três décadas nesta atividade. Começou como locutor em um pastoril, na  Calçada da Igreja da Matriz. Só produzindo notas de falecimentos, já está há 25 anos. É possível, que Gildo já tenha gravado, ao longo de todo este tempo, mais de cinco mil notas.

Gildo também marcou época em nossa cidade  animando festividades, campanhas políticas, vaquejadas e a  famosa Semana Pré Carnavalesca, na Praça Duque de Caxias. Portanto, aproveitei este encontro com o amigo Gildo Alves, no Studio de Samuca, para gravar uma entrevista,  onde ele fala, entre outras coisas, da Nota de Falecimentos mais difícil de fazer. fiz questão de fazer estes registros, por uma questão de justiça, nosso amigo Gildo, se constitui, sem sombra de dúvidas, em um verdadeiro “PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA” Veja o vídeo:

1 pensou em “Gildo Propaganda: UM PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA.

  1. Acredito que toda a nossa cidade já tenha ouvido a voz de Gildo. Sem dúvidas, faz parte da história. Quantos cortejos fúnebres já foram anunciados por ele? tenho certeza que milhares, que até o próprio já tenha perdido a conta. Pegando uma carona no “tempo de eu menino”, já vi as pessoas pararem no tempo para ouvir sobre o falecimento de alguém. São alguns segundos de um sentimento que mistura curiosidade, tristeza e saudade. Certamente, nossa geração irá lembrar disso no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *