110 anos do nosso ANJO DA VITÓRIA.

ANJO

Por ocasião da passagem dos 260 anos da “Restauração Pernambucana”, foi inaugurado na  nossa cidade, na Praça 3 de Agosto  – então Pátio dos Currais – no dia 27 de janeiro de 1905 o  monumento comemorativo à vitória por nós alcançada frente aos holandeses no Monte das Tabocas, intitulado: ANJO DA VITÓRIA.

A iniciativa foi provocada pelo Bispo diocesano Dom Luis Raimundo da Silva Brito em uma visita pastoral à paróquia de Santo Antão, no dia 22 de setembro de 1902. Curiosamente ocorreu uma divergência entre o autor da ideia e a comissão que foi formada por vitorienses para efetivar a construção. O religioso queria que o monumento fosse erigido no Monte das Tabocas, e a comissão, baseada na opinião das pessoas, optavam pela construção na cidade.

D

Passada as divergências, no dia 21 de dezembro de 1904 era, solenemente assentada a pedra fundamental da construção e, no dia 27 de janeiro de 1905, com a presença do religioso Dom Luis de Brito, inaugurada, com muita festa e júbilo, O MONUMENTO COMEMORATIVO DA BATALHA DAS TABOCAS  INTITULADO: ANJO DA VITÓRIA.

Por ocasião da passagem do seu centenário, comemorado no dia 27 de janeiro de 2005 participei com meu pai, Zito Mariano, das festividades cívicas.

Untitled-1

Pois bem, no próximo ano, 2015, o nosso monumento – ANJO DA VITÓRIA – estará comemorando 110 anos.

É com sentimento de respeito aos nossos antepassados, com o dever cívico de  divulgar e prestigiar as coisa importantes da nossa terra que anuncio, em primeira mão,  QUE  O TEMA   DA  NOSSA AGREMIAÇÃO CARNAVALESCA, SAUDADE, PARA O CARNAVAL 2015,  SERÁ ALUSIVO  AOS  110 ANOS DO ANJO DA VITÓRIA.

Portanto, em breve, estaremos postando mais detalhes sobre o desfile da SAUDADE no carnaval 2015.

315801_329414497179013_67410734_n

3 pensou em “110 anos do nosso ANJO DA VITÓRIA.

  1. Parabenizo você amigo pilako por essa iniciativa e tantas outras, Vitória ainda não sucumbiu, culturalmente falando, por conta do empenho “seu” e de outros membros do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, como também da Academia Vitoriense de Ciências Letras e Artes.

  2. Pingback: Internauta João do Livramento comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *