Quem Vale Mais: um Ser Humano ou um Animal?

Untitled-7

Antes de responder esta pergunta e até mesmo de ler este artigo, peço que você esqueça as obrigações do “Estado” para com ambas as partes interessadas (Gente e Bicho), para que façamos uma abordagem ao assunto do ponto de vista ético, moral e social.

Vamos verificar alguns números divulgados pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), que é presidida pelo Sr. José Edson Galvão de França que atesta, que o Brasil é o segundo maior mercado Pet do mundo tendo à sua frente apenas os Estados Unidos, o faturamento previsto para o ano de 2014 no mercado Pet Brasileiroé de 16,63 Bilhões de Reais, deste faturamento 70%, vem do Pet Food (alimentos para animais domésticos), onde os cães consomem 91% destes alimentos. Os outros 30% do faturamento total provém dos seguimentos: Pet care (Equipamentos, acessórios e Produtos para Higiene e Beleza), Pet Vet (Produtos veterinários), Pet Service (Serviços e Cuidados com Animais).

Existem hoje nos lares Brasileiros utilizando estes produtos e serviços, 37,1 milhões de Cães; 21,3 milhões de Gatos; 26,5 milhões de Peixes e 19,1 milhões de Aves. Totalizando mais de 100 milhões de animais domésticos, onde só os cães geram em média uma despesa mensal de mais de 200 Reais cada um, Dados fornecidos pela ABINPET.  Em contrapartida os mais recentes números divulgados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), revelam que o Brasil tem hoje, mais de 10 milhões de miseráveis, ou seja “gente” vivendo abaixo da linha da pobreza.

De posse destes números vamos fazer uma breve análise comparativa, Pergunto: quantos milhões de crianças no Brasil, gostariam de ter os cuidados e a atenção dispensada aos animais de estimação? Não que os animais não devam ser bem cuidados, porém o que eu tenho observado e os números confirmam, é que, existe um exagero que chega a ser um deboche a condição sub-humana que nossos semelhantes vivem, sei que alguém vai dizer frases do tipo “o dinheiro é meu faço o que quiser”, mas onde está a caridade de uma pessoa que vira as costas para um ser de sua espécie que está em dificuldade, sentindo repulsa ao invés de compaixão e prefere comprar um cachorro ao qual beija a fuça e recebe lambidas de um animal que faz sua higiene intima usando a língua e é transmissor de zoonoses sendo algumas venéreas. E para o animal agrega bens e serviços como (esteira, piscina, roupas, acessórios, produtos para higiene e beleza), promove festa de aniversário em que os animais ganham mimos e até joias e sem esquecer do plano de saúde, pois como foi mostrado em uma reportagem uma “cidadã” se queixando que o Brasil não tinha hospitais veterinários públicos e que isso era vergonhoso.

Os cães de guarda, cães guia e cães farejadores são muito úteis a sociedade e até mesmo os cães doméstico, sempre tiveram sua importância e serventia ao homem, mas não como se vê hoje, com esse status de “membro da família”. Não podemos achar que é normal crianças catando comida nos lixões e animais recebendo banquetes no conforto dos seus lares.

Artigo lido, retomo a pergunta aguardando a resposta, quem vale mais?

João do Livramento.

1 pensou em “Quem Vale Mais: um Ser Humano ou um Animal?

  1. QUE ESTRANHO, HÁ QUASE TRINTA ANOS JÁ CRIEI VÁRIAS GERAÇÕES DE CADELAS, NENHUM DELAS COMPRADAS, VIRA LATAS, ALGUMAS PEGUEI DA RUA; CONVIVO INTIMAMENTE COM ELAS COMO ABRAÇAR, BEIJAR, DEITAR JUNTO COM ELAS EM SUA CAMA, RECEBER MUITAS LAMBIDAS E ATÉ HOJE NUNCA FUI CONTAMINADO POR NENHUM TIPO DE DOENÇA, PELO CONTRÁRIO ME SINTO MAIS SAUDÁVEL E FELIZ. “SERÁ QUE SOU MAIS IMUNE DO QUE OS OUTROS” ???? .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *