Ciclo de Palestras em Vitória de Santo Antão – PE integra comemorações do Mês da Consciência Negra

Atividades acontecem de 12 a 14 de novembro, no Silogeu do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA), localizado na Rua Imperial, 187, Matriz

Entre os dias 12 e 14 de novembro, Vitória de Santo Antão – PE recebe o Ciclo de Palestras “Um olhar sobre as Políticas de Promoção da Igualdade Racial”. As atividades, realizadas das 19h às 21h, ocorrem no Silogeu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA), localizado na Rua Imperial, 187, Matriz.

Com entrada gratuita, o evento integra as comemorações da “II Semana da Consciência Negra IHGVSA”, promovida pelo Instituto.

“O nosso objetivo é quebrar as arestas, as desigualdades raciais. É contribuir para que a pessoa negra se sinta valorizada e respeitada pelas outras etnias”, destaca o presidente do IHGVSA professor Pedro Ferrer.

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) apoia a atividade, que terá a participação do Gerente de Projetos da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Luiz Barcelos, no debate “10 Anos de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial; O que são e para quem serve?”.

Programação

Abrindo as apresentações, acontece a mesa redonda “Democracia Racial: existe ou se trata de um mito?”, com os palestrantes Roberto Cordeiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Clovis Cabral, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Irene Cardoso, representante do Ministério Público de Pernambuco (MP/PE); e Samuel da Luz, membro da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GERIR/PE).

No segundo dia, “Literatura e Militância: Solano Trindade e a Literatura Afro-brasileira” será o tema abordado. Na ocasião, estarão presentes Raquel Trindade, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP); Inaldete Pinheiro, integrante do Movimento Negro Unificado de Pernambuco (MNU/PE); e Taciana Canuto, do IHGVSA.

Debates em torno dos “10 Anos de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial; O que são e para quem serve?” finalizam a Semana. Para nortear as discussões, foram convidados Jorge Arruda, do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco (CEPIR/PE); Luiz Barcelos, gerente de projetos na SEPPIR/PR; Josenildo Henrique, da Secretaria de Educação da Vitória Santo Antão; e Maria Bernadete Azevedo, membro do MP/PE.

Coordenação de Comunicação da SEPPIR

layout2589633

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *