Sérgio de Deus: cumprido o compromisso……………..


Foto de CimaMatéria SergioMatéria SergiPilako,
 

Conforme conversamos. Cumprido compromisso assumido de compartilhar as informações que temos relativas a esta foto do seu BLOG. Longe, muito longe de imaginar escrever um artigo, pois como bem o amigo sabe, somos da “ENGENHARIA”, não temos o dom das palavras (escritas e/ou faladas). Participei deste evento que comemorava o 329º aniversário da Batalha das Tabocas, há 40 anos atrás. Na época éramos um radioamador recém prefixado (PY7- COJ).

Este tipo de evento com radioamadores, que me lembre, aconteceu por pelo menos 03 vezes (1974, 1975 e 1977), tenho guardado com muito carinho meus diplomas/certificados de participação como radioamador iniciante.

Segue copia de um destes diplomas/certificados, o de 1974.

certificado

Observando a foto destacamos (na parte inferior/lado direto) um “Manipulador de Código Morse” que pertenceu a meu pai. Imaginar que eu já fiz uso de tal equipamento, que hoje acreditamos ser peça para ser exposta em museu, é constatar sem sombra de dúvidas, que “O TEMPO REALMENTE VOA”. 

Vitória tinha naquela época um grupo de Radiamadores atuante (alguns moravam em Vitória, outros tinham laços familiares e/ou de amizades em Vitória): Otávio Pereira, Romildo Celestino, Guido Galvão, Cilene Galvão, Rútilo Pinheiro, Bartolomeu Souza Leão, José Ferreira, Humberto Tavares, Valdemar Pires, Amara Pires, Eládio Verçosa, Elmo Cândido, Carlos Lemos, Milton Bandeira (Meu sogro), Ruy Jr e André de Deus (Meus irmãos), Edna de Deus (Minha mãe) e Ruy de Deus (Meu pai) ….. espero não ter esquecido nenhum .

Este grupo de radioamadores, durante as festividades comemorativas de aniversário da Batalha das Tabocas em nossa cidade, montava uma estação de rádio na Praça do Anjo e ficavam por mais de uma semana se reversando, ligados/conectados com o mundo através de modulações AM ou SSB (Voz) e através de telegrafia (Código Morse), distribuindo diplomas com todos os radioamadores que se conectassem com aquela estação. “Vitória tornava-se o centro do mundo”.

  • O radioamadorismo é um hobby praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas por autoridades para a intercomunicação sem fins lucrativos. Assim como outros hobbies, o radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamentam as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade, e que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos seus praticantes. Podemos dizer que o radioamadorismo foi o principio das atuais redes sociais ligadas à internet.
  • Os radioamadores, distribuídos por todo o mundo, até bem pouco tempo mais de 03 milhões, desempenham um serviço que a legislação internacional define como sendo de autoaprendizagem, intercomunicações e pesquisas técnicas com objetivos estritamente pessoais, sem fins lucrativos.  Além dos apoios sociais dados por estes grupos de pessoas quando de catástrofes e outros acontecimentos.
  • É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do Século XIX. Como ainda não existiam fábricas de rádios até então, mas a curiosidade na comunicação à distância era crescente, diversas pessoas começaram a montar seus próprios equipamentos e antenas de forma caseira a título de experimentos e deu-se então o início desse hobby que se tornou conhecido mundialmente.
  • No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início. Se não fossem as técnicas desenvolvidas pelos radioamadores a internet, por exemplo, talvez não existisse, ou teria demorado muito mais para ser desenvolvida, além de outros avanços que ocorreram graças ao radioamadorismo na área da radiocomunicação, como a telefonia celular, o radar e os sistemas de transmissão de dados via micro-ondas.

Um abraço,

Sérgio de Deus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *