RECORDAR É VIVER – Mané Capão

No tempo de eu menino

Dentre as figuras lendárias e bizarras das quais tive notícias e algumas conheci, em Vitória de Santo Antão, espero que alguém relembreMANÉ CAPÃO, MÃO DE ONÇA, CAFINFIM, PAPA-RAMA, DIDI DA BICICLETA, BIU LAXIXA E O CORCUNDA ANÍBAL.

MANÉ CAPÃO tinha os trejeitos de um primata. Haja vista que andava de pernas arqueadas, pendendo para os lados, erguendo a cabeça e fazendo bico com a beiçola. Às vaias e insultos que recebia, respondia na pedrada. Não é preciso dizer que lascou cabeça de gente, estilhaçou vidraças e botou muito sujeito pra correr. Recordemo-lo. Penso que quem o insultava era pior que ele.

MÃO DE ONÇA nunca deu um soco num atrevido para não vê-lo estatelado no chão.

PAPA-RAMA brigava com 4, na braçada. Parecia um viking.

DIDI DA BICICLETA tinha o corpo fechado, porque a caixa dos peitos era rendada de tiros sem ter baixado à sepultura.
CAFINFIM dava óleo queimado para os presos beberem, e BIU LAXIXAera tão doido que, quando corria na frente, ninguém corria atrás. 
E ainda tinha FERRO, um negão que dava beliscão em menino.

Não sei quem se lembra, mas eu conheci a figura cinematográfica doCORCUNDA ANÍBAL. Andava pelas ruas resmungando e exalando um nauseante aroma de pão e banana, como se fosse um personagem de filme de terror. Aníbal tinha o hábito de apalpar o seio das mulheres, o que o tornava mais apavorante. Não sei do que morreu nem exatamente quando, o que lhe empresta uma feição misteriosa e hugoana, à la O Corcunda de Notre Dame.

Sosígenes Bittencourt

5 pensou em “RECORDAR É VIVER – Mané Capão

    • Lembro-me do Mané Capão e do Pisca-pisca…kkkkkkk…realmente são figuras folcloricas da nossa cidade. Que pena que naquela época ninguém se ligou de tirar fotos ou fazer algumas filmagens desses personagens, pois com certeza seriam famosos hoje e estariam inclussive no Instituto Histórico de Vitória!!!

  1. Pingback: Internauta Léo Walk comenta no blog | Blog do Pilako

  2. Dessa lista, lembro de Anibal com seus dedos cheios de aneis, distribuindo confeitos (balinhas) e lembrava o Corcunda de Notre Dame. Mané Capão só pedia farinha kkkk, e pisca pisca jogava pedra também quando insultado. Quem lembra de Givado e seu filho abilolado que o pai dançava e o filho ficava olhando com cara de bobo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *