Estresse, Depressão, Ansiedade: suas relações.

triste

Temos varias doenças mentais relacionadas ao estresse, neste texto vamos abordar duas destas doenças a depressão e a ansiedade levando em consideração o estressante em convívio com o cotidiano. O estresse não é curado com medicamentos, mas a constante participação de uma vida estressante pode desencadear doenças mentais e neste sentido em alguns casos necessitar de medicamentos. A depressão, por exemplo, é “dividida” em três níveis leve, moderada e grave, nos dois últimos níveis torna-se necessário fazer uso de medicamentos. A depressão atrapalha as atividades do cotidiano, faz pensar nada mais valer a pena e coloca a pessoa no mais profundo sentimento de impotência, diante da vida.

A ansiedade é outra doença que em muitos casos precisa da ajuda de drogas como ansiolíticos, para o tratamento, é necessário esclarecer que são medicamentos causadores de dependência, ou seja, o uso precisa ser o mais rápido possível, para isso associa-se acompanhamento psicológico. A falta de ar, coração acelerado, preocupação exagerada com as atividades do dia dia são reações que apenas o medicamento não irá resolver.

É possível observar melhorias entre três e quatro semanas de tratamento, mas não significa que a problemática esteja resolvida, interrompendo-o neste período fica provável que os sintomas voltem em dois a quatro meses e geralmente mais forte. Associar medicamentos com acompanhamento psicológico é a melhor maneira de ajudar a si mesmo, o estresse causado pela cobrança do dia dia pode levar a quadros depressivos e ansiosos assim como diversas outras doenças mentais. Utilizando o método da prevenção podemos recomendar atividades que tragam prazer e qualidade de vida. Percebe desconforto interior e com isto mudando seu comportamento com alterações no humor e memória? É hora de começar a repensar sua qualidade de vida.

Próxima semana continuaremos com o mesmo tema.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *