Stephem Beltrão: UM VITORIENSE TALENTOSO.

IMG_6511

Em recente encontro cultural o amigo escritor vitoriense Stephem Beltão presenteou-me a sua obra literária. Fez-me, inclusive, uma elegante dedicatória. Para os que não conhecem o amigo Stephem, já que ele durante um bom tempo esteve ausente da sua terra mãe, disponibilizaremos um pouco da sua história.

Stephem Beltrão, nascido em 1951, em Vitória de Santo Antão. Aos oito anos, comprou um maço de fósforo, com a ajuda de sua vó e começou a trabalhar na feira de sua cidade. Aos dez, empregou-se em um armazém de um primo em Bonança, então, Tapera. Aos treze, mudou-se para Recife e foi trabalhar em uma mercearia de outro primo, chamado Correia. Aos dezessete anos, ingressou na Marinha. Foi transferido para reserva, em 1998, no posto de Capitão-Tenente. Formou-se Bacharel em Ciências Contábeis, na Faculdade Souza Marques, no Rio de Janeiro. Atualmente, se dedica  à música e à literatura. Tem vinte músicas gravadas e participou de várias coletâneas e antologias. A partir de 2004, começou a participar de concursos literários.

Foi premiado nos seguintes concursos literários: I e II Concursos Literários A Gazeta dos Sinos,C. Bom, RS; VI Concurso Nacional de Poesia Poeta Nuno Álvaro Pereira, SP; III Concurso Nacional de Poesia de Igaraçu do Tietê, Piracicaba, SP; XII Concurso Internacional Literário de Outono, Campo Limpo, SP; VII Concurso de Poesia Florbela Espanca, Niterói, RJ; IV Concurso de Poesia do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, RJ; Concurso Nacional de Literatura Viva, RJ; Seletiva de Novos Poetas da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, RJ; IX Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja, SP; e I Concurso Nacional de Poesia de São Gonçalo do Amarante, RN. Acredita que as pessoas nascem para serem felizes. Assim, enquanto trabalhava, para ajudar a sua mãe e seus dois irmãos, se divertiu muito e estudou muito também. Fez e faz grandes amizades. Influenciado pela jovem guarda, começou a tocar vioolão desde pequeno. Agradece a Deus, todos os dias, por ter lhe dado a vida, o mundo, três filhos, quatro netos e duas pernas.

Capa Retratos do Tempo

2 pensou em “Stephem Beltrão: UM VITORIENSE TALENTOSO.

  1. Caro Pilako
    Com grande emoção tomo conhecimento de sua matéria. Meus agradecimentos começam pela foto ao seu lado e da minha querida companheira de todas as horas, também vitoriense, Sônia. Fico por demais agradecido, dessa vez, por você ter publicado um pouco de mim e de minha luta para alcançar um lugarzinho ao sol e por ter me considerado um vitoriense talentoso. Na verdade, me sinto simples e banal. Acredito que ser criado com pai e mãe, em um lar, doce lar; com todo amor, boa alimentação, boas escolas e brincar bastante é fundamental na infância.
    Mas, para aquelas crianças que não têm essa oportunidade a minha mensagem é que reajam para superarem essas carências: trabalhe, estude e confie em Deus; seja honesto, verdadeiro, respeitador e paciente que os resultados e vitórias necessárias a uma vida realizada e feliz aparecerão.

    “Se você acha que tudo o mundo está errado, faça a sua parte correta que corrigirá um lado.”.

    Um forte abraço
    Stephem Beltrão

  2. Pingback: Internauta Stephem Beltrão agradece ao Blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *