LÉO DOS MONGES: SABE TUDO DE MÚSICA…

curi

Hoje, 09 de maio, de maneira excepcional estamos postando a  matéria, rotineiramente exposta nos dias de quinta-feira, relativa à coluna do nosso blog intitulada: CURIOSIDADES MUSICAIS. Está coluna, é assinada pelo amigo Léo dos  Monges, que convenhamos, é um  apaixonado por música e conhecedor do tema como poucos.

O surgimento desta coluna – Curiosidades Musicais – foi meio que por acaso. Em certa ocasião, estávamos um sábado a tarde, – Léo, Nininho e eu – no encontro dos amantes da boa música que acontece no Restaurante Varanda do Tadeu, quando fizemos uma espécie de gincana  do tipo: “qual é a música”, e Léo foi o campeão disparado. Sendo assim propomos à ele uma coluna semanal aqui no blog.

nininho

Pois bem, no dia de hoje a referida coluna está completando exatamente um ano. O que vou dizer agora, até parece brincadeira, mas não é. A conjunção do alto fluxo do blog do Pilako na Rede Mundial de Computadores e a qualidade no conteúdo dos artigos de Léo, o fez virar, neste período, UMA CELEBRIDADE NACIONAL.

Para confirmar o que digo, basta o internauta neste momento pesquisar no Google – maior sistema de busca  do mundo – para se deparar, na primeira página, como a foto do nosso amigo e colunista Léo dos Monges.

Para comemorar a auspiciosa data, Léo,  de maneira oportuna, nos brinda hoje com história da famosa música PARABÉNS PRÁ VOCÊ.

Hoje, dia 09 de maio de 2014, estamos comemorando um ano da Coluna “Curiosidades Musicais”. A todos vocês que nos acompanham um grande abraço.

Léo dos Monges

leo

PARABÉNS A VOCÊ

No dia de hoje no Brasil, 400.000 pessoas estão aniversariando. Em um país como o nosso, de enormes desigualdades sociais, é bem provável que todas essas celebrações tenham uma única coisa em comum: a música Parabéns a Você. Ela é com certeza e com folga, a melodia mais conhecida e mais cantada no país em todos os tempos, e dificilmente algum dia terá uma concorrente à altura.

Sua história começa nos Estados Unidos, em 1875. Duas professoras primárias da cidade de Louisville, no Estado de Kentucky, as irmãs Mildred e Patricia Smith Hill, resolveram compor uma quadrinha para seus alunos cantarem quando chegassem à escola, pela manhã. O resultado foi good Morning To All (Bom dia para Todos), uma simples e despretensiosa melodia em que o título era também a letra inteira, repetida quatro vezes em tons levemente diferentes.

Meio século mais tarde, em 1924, uma editora musical americana lançou um livro de partituras, o Celebration Songs. Como na época nã havia uma música própria para ser tocada em aniversários, a editora “emprestou’  a melodia das irmãs Smith Hill e reabatizou-a como Happy Birthday To you (Feliz Aniversário Para Você). De novo, quase nada aconteceu. Mas, nove anos depois, em 1933, a canção foi usada como tema de uma Peça teatral na Broadway, em Nova York, não por acaso intitulada Hapyy Birthday To You.

A música se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil no final da década de 30. Aqui era cantada nas festinhas das famílias abonadas, em inglês mesmo. A letra original tinha apenas uma frase, Happy Birthday To you, repetida quatro vezes, sendo que, na terceira linha, o To You era substituído por um Dear, mais nome do aniversariante. Só que tinha alguém que não estava achando graça nenhuma naquela invasão musical alienígena. Era o cantor Almirante, pseudônimo de Henrique Foréis Domingues, que também apresentava, na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, um programa de grande audiência sobre música brasileira. Nacionalista fervoroso, Almirante se sentia incomodado com algumas coisas de Brasileiro ficar enrolando a língua e, em 1942, decidiu promover um concurso para escolher uma letra “mais nossa” para a melodia americana.

Umas das 5.000 cartas que chegaram à Rádio Tupi veio da cidade Paulista de Pindamonhamgaba, no Vale do Paraíba, SP. Foi escrita em apenas cinco minutos por Bertha Celeste Homem de Melo, filha única de um casal de fazendeiros, formada em farmácia, casada e mãe de uma filha. O júri encarregado da escolha era composto por membros da Academia Brasileira de Letras: Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão, e os três se encantaram com o versinho de Bertha Celesta, por dois motivos: era um dos poucos que tinha quatro linhas diferentes (a maioria preferiu repetir a mesma frase quatro vezes). Dava de goleada até na letra original…

Bertha Celeste tinha 40 anos quando escreveu a quadrinha de Parabéns a Você. Depois de se tornar conhecida em todo Brasil, Doutorou-se em Letras e dedicou-se à poesia (A coletânea de sua obra está no livro Devaneios). Aos 54 anos de idade moudou-se para a cidade de Jacareí, onde lecionou por mais dez anos e onde viria a felecer em agosto de 1999, aos 97 anos, de Pneumonia. Além de passar boa parte da vida contando a história de seu famoso verso, Bertha insistia para que as pessoas o cantassem direito. Quem canta – como muita gente faz – “Parabéns prá você, Nessa data querida, Muitas felicidades, Muitos anos de vida”, está cometendo três erros (gravíssimos, assevera Dona Bertha): Na primeira linha, o certo é “Parabéns a você, na segunda, o correto é “Nesta” e não “Nessa” e, na terceira, “Muita Felicidade” é singular e não plural. Ah, e aquela coisa de “É pique-pique-pique, é hora, é hora, é hora, depois do “Parabéns à Você” não tem nada a ver nem com a melodia original, nem com Dona Bertha. Poetisa de respeito, ela jamais escreveria uma barbaridade dessas…

Fonte: MAX GEHRINGER

Para também marcar a data, a partir da próxima sexta (16) o amigo Léo assinará, sem abrir mão da sua  já consagrada Curiosidades Musicais, uma nova coluna aqui no blog que se chamará: PALINHA DO LÉO DOS MONGES.  Estamos aguardando a novidade.

leo-dos-monges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *