Cidade da Vitória, 171 anos…

img400

Hoje, 06 de maio de 2014, estamos comemorando 171 anos da elevação à categoria de cidade. É bom lembrar que nosso torrão no ano de 2026, completará 400 anos. A maioria das pessoas confundem as datas que marcaram à história da nossa Terra mãe.

A “Cidade de Braga”, como assim ficou conhecida até o final do século 18, virou Santo Antão da Mata. Nesta época, sua população já contava com algo em torno de cinco mil habitantes. Face à sua pujança comercial, nosso lugar, tempos depois, alçou a categoria de POVOAÇÃO E FREGUESIA tendo  sua autonomia política, oficialmente instalada, em 28 de maio de 1812 como Vila.

Pela Lei provincial nº 113, de 06 de maio de 1843, sancionada pelo Barão da Boa Vista, então Presidente da Província de Pernambuco no Brasil Império, nossa cidade foi elevada à categoria de cidade.

Para os que conhecem um pouco do seu passado e da sua história, Vitória de Santo Antão  é também um pouco da história do Brasil. Nossos conterrâneos tiveram um papel  protagonista na expulsão dos holandeses das terras brasileiras. No Brasil Colônia, no início do século 18 o vitoriense Pedro Ribeiro foi um dos principais atores na chamada Guerra dos Mascates, onde a exploração portuguesa chagava a ser desumana. Já no século 19, nossa cidade desempenha importante papel no plantio da cana de açúcar que vem a ser uma das principais mercadorias do Brasil império.

Sendo assim, como diz  o trecho do nosso Hino: “Vitória o nome teu somente encerra
O desejo maior que tem um povo”, gostaria que todos os internautas do blog do Pilako escutasse por completo, hora disponibilizado abaixo pelo nosso blog, o HINO DA VITÓRIA.

Hino da Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *