Raminho Fotógrafo: “UMA FIGURA”

raminhocima

Nos tempos em que se “tirar uma fotografia” se configurava em um verdadeiro acontecimento, o nosso amigo, conhecido de todos, Raminho Fotógrafo, era muito solicitado nos eventos, sobretudo, nos famosos bailes carnavalescos do “LEÃO”, “CAMELO” e “CISNE”.

O senhor Severino Francisco Matos – Raminho Fotógrafo – é uma figura das mais queridas na cidade. Com mais de cinco décadas clicando os mais importantes acontecimentos  vitorienses, Raminho, de posse das suas máquinas, acompanhou muitas transformações.

Eu, que não sou muito “antigo” lembro, por exemplo, que para se ter uma fotografia revelada em nossa cidade era necessário, muitas vezes, mais trinta dias. Os fotógrafos profissionais da cidade, entre eles o famoso Raminho, serviam de “ponte” para que os filmes chegassem ao Recife para só assim, seguirem à São Paulo para virarem fotografias de verdade.

Hoje em dia, quando vejo o amigo Raminho, já com idade avançada, manipulando máquinas digitais, modernas e complicadas até para os mais jovens, vejo, que realmente, fotografar sempre foi  sua “paixão”.

Assim como no passado, onde ficava, após o carnaval, na expectativa de encontrar Raminho para só assim receber minhas fotografias, recentemente, adquiri oito fotos,  clicadas e revelas por ele,  contendo nossa imagem nas mais diversas ocasiões no carnaval  vitoriense 2014.

raminho

Mesmo com toda facilidade das fotografias digitais e, sobretudos dos celulares equipados com tal recurso, a fotografia de Raminho, para mim, tem um sabor especial.

Sendo assim, gostaria de terminar estas poucas linhas sobre o amigo Raminho, que aliás, merece até um livro para que seja contado em detalhes muito do que ele tem na sua “memoria fotográfica”, fazendo uma pergunta aos internautas do blog do Pilako: será que algum vitoriense ainda não foi fotografado por Raminho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *