Casamento histórico em Vitória

DSC_0013_pp copy

Na última quarta-feira (12), o Fórum da nossa cidade viveu um momento histórico ao homologar o primeiro casamento civil homoafetivo da Vitória. Trata-se da união estável do casal Idaene Silva e Alexciane Priscila, conduzida pelo Juiz de Direito Dr. Breno Duarte.

DSC_9510_pp-2 copy-duas copy-web

46 pensou em “Casamento histórico em Vitória

  1. Tal evento nada mais é que a força resultante da globalização e do “trabalho” da mídia mundial… Que Deus faça com que os homens repensem o conceito de “AMAR AO PRÓXIMO”, afastando o SEXO como instrumento indispensável.

    Que seja desatrelado AMOR de SEXO, uma vez que o AMOR é sentimento puro e inefável; o SEXO é prática carnal que, muitas vezes, é praticado sem sentimento algum, exceto o de sentir prazer. O AMOR é ESPIRITUAL mas o SEXO pertence ao MATERIAL.

  2. O termo CASAL é corretamente aplicável apenas e tão somente à junção entre macho e fêmea, e isso vale para todos os seres vivos. O caso em questão se trata de uma união homoafetiva, ou, como diz a Lei: união estável entre pessoas do mesmo sexo.

    • J. S. Machado, concordo em número, gênero e grau, quem quiser me considerar antiquado por tal posicionamento, lhes é livre a forma de pensar. No entanto, não abdico do conceito de família estabelecido nas escrituras sagradas.

      • Vocês pode pensar dessa forma, não há problema algum nisso. O que não pode é querer aplicar isso na vida de pessoas que não são vocês. Há pessoas que enxergam o mundo de outra forma e por isso vivem a vida de outra forma, o que também não é problema algum.

        O fato de vocês não concordarem, não achar que elas são um casal ou etc, não anula o direito das pessoas de fazerem da vida delas o que elas querem.

        Abraços!

        • Perfeito Mazes…

          O fato de não concordar, não invalida sentimentos… Felicidades as meninas, e com a certeza que não necessitam de títulos (CASAL), mas sim de afirmar o amor que sentem uma pela outra…e que não seja visto como proibido, escondido… Qualquer forma de amar é valida.

    • J.S.Machado , Até as autoridades estão perdendo o senso críticos e razão doas coisas olha a cara de paisagem do juiz, Olha a definição da palavra casal: pelo site http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/nome masculino
      1. conjunto de macho e fêmea
      2. conjunto de duas pessoas de sexo diferente
      3. par constituído por duas pessoas, casadas ou não, que mantêm, entre si, uma relação amorosa ou íntima, vivendo ou não juntas. Não é questão de antiquado, na verdade é necessário que deem outra definição, para este #despojo afetivo …

    • Gostaria de expressar o pensamento ao amigo Pilako que parece apoiar o movimento gay….Amigo pessoas do mesmo sexo que praticam atos sexuais entre si demonstram forte inclinação doentia, inclusive vários psiquiatras já declararam isso… Essas jovens tão bonitas vivem uma amargura “indizivel” que as fizeram romper com suas naturais condições sexuais!
      Rezemos por elas!

    • João Paulo, que você não goste de união de pessoas do mesmo sexo, isso é compreensível. Mas vir usar a bíblia para justificar isso é muita falta de informação e de honestidade de sua parte. Na bíblia diz que comer alguns frutos do mar como por exemplo o camarão é abominação (Levítico 11: 1) Comer lula, camarão, etc é abominação. Aliás, igual a ser homossexual, que é considerado com a mesma palavra, “abominação”. Alguém ai vai parar de comer camarão por causa disso?
      Já parou de usar roupas com tecidos diferentes, sua bíblia condena isso: (Levitico; 19;19) “Não plantem duas espécies de sementes na sua lavoura. “Não usem roupas feitas com dois tipos de tecido. João Paulo, já parou e cortar o cabelo e de fazer a barba? Sua bíblia dá ordens quanto isso: Levítico 19-27: Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba.
      Ah! Já parou de comer carne de boi? Segundo Isaías (66:3), a matança de alguns animais como o boi, é particularmente repugnante: “Quem mata um boi é como quem mata um homem”.
      Tá vendo, João Paulo? Como vc vê, existem várias coisas que a sua bíblia manda e abomina, mas vc NEM NINGUÉM obedece…vc usa a bíblia como exemplo, mas vc segue tudo que ela diz ou só o que te convém???

    • Lamentável é o mundo ter pessoas como você João Paulo,querer saber tanto o que diz a Bíblia e não saber que julgar só cabe a Deus!

  3. Ao tão aplicado J.S. Machado que fala tão “cheio de propriedade” sobre significados deveria dar uma pesquisada no dicionário e não apenas repetir o que escuta dentro de templos religiosos.

    DefiniçÕES (no plural, pois existe mais de uma) da palavra CASAL de acordo com o dicionário Aurélio (Nova Ortografia)

    CASAL s.m. Denominação atribuída ao par constituído pelos cônjuges.
    Qualquer par de indivíduos que mantém, entre si, uma relação amorosa e/ou sexual;
    Animais. Nomeação do conjunto constituído por um macho e uma fêmea; diz-se dos animais.
    Grupo que se constitui por coisas semelhantes e/ou análogas; parelha ou par.
    Povoação ou povoado de tamanho reduzido; vilarejo ou lugarejo.
    (Etm. do latim: casalis.e)

    • Como acima citado…Não trata-se de casamento e sim de uma união estável, onde o Estado trata as relações por Analogia. O conceito de família estabelecido desde os primórdios, não mudará.

    • Pelo amor de Deus deveríamos nos orgulhar pela determinação, coragem, dessas jovens que em meio a tantos conflitos e preconceitos independente de raça, cor, religião, e até grau de escolaridade, ou pura ignorância, elas sim tem a iniciativa de mostrar quem são sem vergonha, sem preconceito, de se amarem como a si mesmo independente do sexo, ao contrário de muitos que vivem se escondendo e recriminando o que na verdade gostariam de ser, que na realidade SER pessoas normais igual a mim a vc a elas, só que com uma diferença enorme de AMAR. Agente não escolhe, a vida nos ensina, Parabéns que seja o início de muitas uniões, admiro…

  4. pra começar não pode ser chamado casamento, e sim união estável, como desde o começo do mundo todos sabem casamento é entre pessoas de sexos opostos, e isso nunca mudará, a palavra de Deus sempre será mesma, e ninguém poderá alterar nenhum vírgula ou ponto.

  5. Contra os princípios de Deus.
    Deus é a fonte do verdadeiro AMOR, se um ato vai contra seus princípios, logo este AMOR não é um amor sadio…divino.. verdadeiro.

    • Na bíblia diz que comer alguns frutos do mar como por exemplo o camarão é abominação (Levítico 11: 1) Comer lula, camarão, etc é abominação. Aliás, igual a ser homossexual, que é considerado com a mesma palavra, “abominação”. Alguém ai vai parar de comer camarão por causa disso?
      Já parou de usar roupas com tecidos diferentes, sua bíblia condena isso: (Levitico; 19;19) “Não plantem duas espécies de sementes na sua lavoura. “Não usem roupas feitas com dois tipos de tecido. Já parou e cortar o cabelo e de fazer a barba? Sua bíblia dá ordens quanto isso: Levítico 19-27: Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba.
      Ah! Já parou de comer carne de boi? Segundo Isaías (66:3), a matança de alguns animais como o boi, é particularmente repugnante: “Quem mata um boi é como quem mata um homem”.
      Como vc vê, existem várias coisas que a sua bíblia manda e abomina, mas vc NEM NINGUÉM obedece…vc usa a bíblia como exemplo, mas vc segue tudo que ela diz ou só o que te convém???

      • Pois bem Deise, tudo isto escrito na antiga aliança que não serve mais como regra de fé. Após Jesus na nova aliança nosso Deus nos proibiu terminantemente o homossexualismo, e tem mais está escrito que os que praticam tais atos praticam não herdarão o reno dos céus. O fato de não conseguirmos cumprir toda lei, não significa que o que o senhor proibiu defendermos que este ato está certo. Alguém quer fazer o que é errado faça, mas que é errado é. Por isto que a sociedade não aceita.

    • Casamento perfeito?

      Quando uma mulher apanha a vida toda, quando é traída(o) pelo esposo(a)… e constituem outra família… Quando passa 20, 30, 40…anos infeliz, mas em nome de Deus?
      Deus quer seus filhos felizes e por isso ele nos deu o livre arbítrio, para que possamos escolher a melhor forma de ser feliz… cada um sabe o que melhor lhes convêm e não cabe a ninguém julgar, já que sabemos que o julgamento será Divino, e não conheço nenhum Deus que viva encarnado entre os humanos… então Queridos, parem de julgar os outros e esperem que Deus, o senhor de todas as coisas o faça.

  6. Realmente que as duas possam ser super felizes. E que o amor das duas seja maior que o preconceito e muito maior do que o amor de muitos casais heteros por aí que de unidos não teêm nada, só convivem juntos pra dar satisfação à sociedade, enquanto que muitos dormem até em quartos separados

  7. Muito feliz em ver um acontecimento como esse aqui em Vitória. Sou do tempo que um casal de meninas casadas moravam na esquina da minha casa, e todos as olhavam como se fossem ETS e eu não entendia o porquê, como ainda não entendo hoje o preconceito bobo quando leio alguns comentários feitos em reportagens desse tipo. Que venham outros casamentos, outras laços, outros passos como o que essas meninas deram. Parabéns a elas pela coragem e a sociedade vitoriense que está caminhando (mesmo que alguns não percebam isso) em busca da igualdade e do respeito ao próximo.

  8. Meninas! Parabéns! Vocês estão lindas!!
    É nítido o amor de vocês. É lindo de se ver.
    Que Deus abençoe cada dia mais esta união.
    Felicidades!!

  9. Que bom ler notícias que na minha infância me pareciam impossíveis de serem ouvidas. Bom saber que a vida segue e que cada dia mais os direitos humanos e dos cidadãos estão sendo cumpridos, ou pelo menos reconhecidos pela sociedade.

    É uma pena que a vida particular de um casal desperte tanto interesse e inquietação em quem não faz parte da relação. Aprendi desde muito cedo que a vida das outras pessoas não me diz respeito, ao contrário, que respeito era uma coisa tão importante, que tanto eu precisava ser respeitado quanto respeitar.

    Hoje, adulto, tento não perder a prática de entender que eu não posso nem devo querer disciplinar uma vida que não é minha.

    Felicidade ao casal!!!

    Que outros possam realizar suas uniões, se assim o quiserem e, que comentário negativo nenhum possa estragar a felicidade de pessoas que se juntaram nessa vida para construir uma história de amor.

    Que todos os seres sejam beneficiados com paz, humildade e luz!

  10. VAMOS TROCAR POR MIUDOS:
    SE A JUSTIÇA PERMITE OU NÃO,
    SE A IGREJA PERMITE OU NÃO,
    SE OS PAIS ACEITAM OU NÃO,
    SE EU ACEITO OU NÃO.
    A VERDADE É QUE SÓ EXISTE MACHO E FÉMEA,
    O RESTO É GAMBIARRA. E ZE FI NIIIII.

    • Uma das coisas,que Deus respeita é o livre arbítrio.Então,cabe a cada um escolher o melhor pra si.tanto nas opções sexuais como também nas outras!

      • Se Deus permitisse o livre arbítrio não teria expulsado O anjo que se tornou satanás do paraíso.
        Não teria cegado os homens que queriam ter relações sexuais com os anjos que visitaram Ló. Gn, 19:11
        Débora, Deus dá livre arbítrio mas mostra o caminho certo. Se seus pais fossem casais homossexuais, vc não teria nascido, o que seria uma pena.

  11. Segundo o dicionário Aurélio, Casal significa: s.m. A fêmea e o macho: casal de animais. / O marido e a mulher: o casal foi ao cinema. / PAR; DUPLA. / Lugarejo de poucas casas; pequena aldeia, casario.

    Consoante o Priberam, ca·sal (latim casalis, -e, relativo à quinta, à casa)
    substantivo masculino
    1. Par formado por macho e fêmea.
    2. Par formado pelos cônjuges.
    3. Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual.
    4. Propriedade rústica menos importante que a quinta.
    5. Pequena povoação. = LUGAREJO
    6. Conjunto formado por duas coisas iguais ou semelhantes. = PAR

    “casal”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/casal [consultado em 16-03-2014].

    Portanto é cabível, o termo casal de mulheres, por se tratar de um par de mulheres.

    Parabéns ao casal pelo enfrentamento, pela coragem e pela atitude. Mesmo sendo católico, apoio a união de pessoas do mesmo sexo, porque a premissa dos ensinamentos religiosos é amar ao próximo como a si mesmo.

  12. Muitos criticam por falarem que é contra Deus,mais se Deus é amor,qual o problema de duas pessoas do mesmo sexo se amarem?
    Sejam feliz meninas,e que o amor prevaleça sempre

    • Amar é diferente de transar.
      Há o amor fraternos, amor entre irmãos
      Amor maternal, amor de mãe para filhos.
      Amor paternal, amor de pai para filhos.
      Amor filial, amor de filhos para pai.
      Amor ágape. o amor que Deus tem para conosco.
      Amor hétero. Amor entre pessoas do sexo oposto. Onde por lógica não se inclui o amor homossexualismo.
      O fato é Mayhara Que vivemos numa sociedade tão confusa para os jovens que muitos não sabem mais o que é certo ou errado. Por isto que quando neste período de evolução das culturas quando alguém que discorde de tais atos, surgem pessoas que não tem o temor de Deus o nosso criador que os fez nos fez machos e fêmeas, Deus só criou dois gêneros, não há coluna do meio, isto é rebelião ao Pai, senão se um dia vc conversar com uma destas garotas que oficiaram esta união as perguntem como está escrito nos seus registros o qual era o seu sexo, Certamente elas não vão afirmar que está escrito lésbicas. Tudo isto é gambiarra, depois certamente terão desejos de terem filhos, claro vão querer adotar.
      Então seus filhos vão querer saber. Quem é o pai? Quem é a mãe? Verão que as outras crianças terão pais diferentes, mães diferentes. Vc não acha que esta diferença fará importância na formação de seus caráteres? TUDO ISTO COMO ALGUÉM ESCREVEU, NÃO PASSA DE GAMBIARRAS.

  13. Muito feliz por toda a repercussão que nossa união tem gerado nas redes sociais e blogs. Sim, FELIZ! Feliz porque tudo isso encerra em meu coração uma fase na qual meus ombros andavam caídos, meus olhos tímidos e descrentes da compreensão humana e marca o renascimento do meu orgulho e amor próprio.
    Feliz SIM!! Por ver comentários negativos e retrógrados contabilizarem 30% dos que pude ler e de não precisar rebater nenhum deles porque pessoas QUE NÃO CONHEÇO saíram em defesa do MEU AMOR por puro e simples respeito a minha liberdade de amar. Quero dizer a todos que compartilharam as notícias, as fotos, que deixaram mensagens inbox, comentários positivos ou que nos fizeram convites de amizade que todos VOCÊS são corajosos e admiráveis por não terem receio de expressar sua opinião e por muitas vezes levantarem a bandeira dessa luta de igualdade de direitos.
    O mundo precisa de gente como vocês! Abraço carinhoso a todos!

    • Desejo muitas felicidades as duas!!! Inclusive a Alexciane Priscila é afilhada de minha tia que mora em São Paulo, e com certeza ela estará feliz ao saber da novidade e determinação. Que Deus abençoe vocês sempre, que seja uma união de responsabilidade, respeito e muito amor!

  14. Pingback: BEZERRENSES PROTAGONIZAM O PRIMEIRO CASAMENTO HOMOAFETIVO DE VITÓRIA » Portal Bezerros Hoje

  15. Pingback: Idaene Silva comenta imensa repercussão da sua união | Blog do Pilako

  16. Lendo a todos os comentários, podemos perceber o quanto a humanidade evoluiu: 0,01% quanta falta de personalidade, características construídas de acordo com os “valores” que cada família acredita ser verdadeiros, no entanto, muita falta de cultura. Qualquer que seja o exemplo usado para “explicar” esse fato entre as pessoas, se vindo de religião, qualquer que seja, precisa ser ignorado pois quando se trata de sociedade, todos devem ser vistos como seres iguais, com direitos e deveres iguais, e suas palavras que não expressam qualquer grau de sanidade devem ser ignoradas. Muitos precisam separar o que aprendeu do que realmente é, muitos precisam entender que tem um cérebro e que pode pensar e agir por si sem precisar usar de livros e ou “exemplos” ensinados, o que falta para entender que todos somos humanos?! O que falta para alguns entenderem que o universo não lhes pertence e que as coisas são exatamente como cada uma deve ser, a diferença e a igualdade devem ser respeitadas e as leis obedecidas. Para quem ainda não entendeu, nos tempos das cavernas, muitos livros falam que a mulher ficava a cuidar de seus filhos enquanto os homens caçavam, errado pessoal, hoje com estudos podemos afirmar que havia reversa entre casais e que as relações sexuais eram explicitamente hétero ou homossexual… quanta falta de conhecimento leva a muitos acreditarem que na natureza não existe sexo definido e que os seres relacionam-se como devem ser, já viram a condição das minhocas?! A prática entre macacos fêmeas?! Matérias que os humanos deveriam estudar exatamente como o são: História, sociologia, filosofia e biologia… não dói estudar, aprender faz bem à mente e claro, à vida. Não se feche em um mundo onde não há liberdade para ser quem você é, isso te torna um ser amargo, preso em condições psicológicas deploráveis e torna a sua condição humana em um monstro, desalmado e doente… pessoas assim serão lembradas com ódio ou caso serão esquecidas. Pensar não dói e respeitar mais ainda! Ao CASAL muitas felicidades e proteção contra aqueles doentes mentais que têm medo de evoluir.

  17. O psicólogo holandês Gerard vander Aardweg, apoiado na sua experiência clínica, afirma que o homossexualismo se pode superar com uma terapia adequada. No seu entender a ideia de que o homossexualismo não pode mudar é errada. Uma das razões que dá para esta visão fatalista do problema é o escasso número de pessoas que se têm dedicado à investigação e tratamento do homossexualismo.

  18. os homens são livres para fazerem o que quiser, tem o livre arbítrio, Mas temos que concordar que isto não é algo normal. Nós seres humanos temos a liberdade de irmos para onde quisermos, inclusive desobedecer a palavra de Deus e irmos para a perdição eterna. Claro que amamos as pessoas que decidem ter uma relação homossexual, só não concordamos com a prática. Já que sentem-se um casal então gerem descendentes.

  19. Parabéns caloroso, tanto ao juiz, quanto a Idaene Silva e Alexciane Priscila, não só pela determinação, mas pelo pontapé inicial de uma sociedade que ainda só pensa em um lado, com muito egoísmo e preconceito. Sei que irão ser felizes, pois o amor ao ser humano é mais importante numa relação assim!!

  20. Pingback: Restropectiva Vitoriense 2014: O MICO E FATO MAIS RELEVANTE. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *