Notícias da terrinha


Mesmo já passados quatro dias do ocorrido alegra-me registrar um fato e comentar o grito carnavalesco do bloco Pinguço do dr. Ozias Valentim, ocorrido sábado na Gamela de Ouro. Comecemos pelo grito de carnaval dos “bebinhos” do dr. Ozias.  Presente um bom número de vitorienses, mais do que eu esperava encontrar por lá e bem alegres. O que me leva realmente a escrever esta nota é que, por incrível que pareça, não houve nenhuma conotação política. Até me retirar da Gamela, às 14 horas, não tinha sido feita nenhuma menção a político ou a pretensos candidatos.  Tão pouco havia referências nos afrescos da Gamela e nos troféus distribuídos. Festas populares e religiosas devem evitar conotações políticas. Deixa o povo rezar e brincar livremente. Parabéns aos organizadores do grito, em especial ao dr. Ozias Valentim.

O outro acontecimento é bem interessante. Domingo pela manhã a Academia Vitoriense de Letras e Arte abriu suas portas para receber um grupo de vitorienses interessados pelas artes e letras. Foi um encontro descontraído e proveitoso. Dois momentos marcaram essa reunião da Academia: 1- a apresentação ou lançamento do belo e despretensioso livro do dr. Cleiton Nascimento. O dr. Cleiton, em boa hora e bem inspirado, resolveu editar um pequeno livro que encerra uma bela mensagem (procurem lê-lo). Na verdade a história é fruto de sua imaginação. Ele, como bom psicológico e ótimo pai, cria e conta histórias para ninar sua filhinha. “Para onde foi o grande balão laranja? ” é uma das histórias que o dr. Cleiton resolveu levar ao prelo.  A ilustração é feita pelo próprio. Os personagens, Lalinha, Dino (o cachorrinho), jacaré Dagã, a Violeta e o Arco-iris são bem expressivos.  Cores vivas, alegres e bela mensagem compõem o livro do nosso Cleiton Nascimento; 2- a palestra sobre Literatura de Cordel proferida pelo acadêmico Rafael Oliveira. Simplesmente espetacular. Saí realmente confortado da Academia. Lamento que outros companheiros tenham perdidos esses momentos inauditos e prazenteiros.  Parabéns à presidente, acadêmica Lúcia Martins, pela programação.

Pedro Ferrer

2 pensou em “Notícias da terrinha

  1. Professor Pedro Ferrer, estas palavras encontram-se guardadas, obrigado pela atenção, pelos elogios. Crítica construtiva advinda de uma pessoa como o senhor chega como combustível para nova criação, foi emocionante ler sua opinião sobre as aventuras do “Grande Balão Laranja”. Obrigado.

  2. Pingback: Colunista Cleiton Nascimento comenta matéria | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *