TABOQUINHAS, 90 ANOS COM SAUDADE…

Foto de cima

Segundo os livros que contam a história dos nossos antepassados, obra iniciada pelo Mestre Aragão, os primeiros registros carnavalescos em nosso torrão data das duas últimas décadas do século 19.

No início, constavam apenas brincadeiras nas ruas com muito pó e água, aquilo que nós, carnavalescos mais maduros, lembramos como MELA-MELA. Passou também, nosso carnaval, já no século 20, pela transformação, chegando às “lima de cheiros” – pequenas bolas de ceras coloridas contendo água perfumada – e as famosas lança-perfume, esta última, proibida em 1963.

Pois bem, já na questão: Agremiação carnavalesca, os folguedos de momo na nossa cidade, tiveram início com os bumbas-meu-boi, cavalo marinho, grupos usando sanfonas, chocalhos, apitos, grupos que soltavam as lôas e dançavam alegremente.

Segundo informações, os primeiros clubes, ditos organizados, que surgiram na nossa terra, foram os de fados e manobras no final do 19.

Foto 1 O CLUBE DOS FADOS CANA R+öCHA NO ANO DE 1908 - CHEFE +ìNDIO NO CARNAVAL PERNAMBUCANO

O CLUBE DOS FADOS CANA RoCHA NO ANO DE 1908 – CHEFE ìNDIO NO CARNAVAL PERNAMBUCANO

Na categoria fados, quatro clubes surgiram na Vitória: os Clubes Carnavalescos Mistos Cana Vede, Cana Roxa, Fadistas e Taboquinhas.

taboquinhas

Atualmente, apenas a TABOQUINHAS desfila pelas ruas da Vitória. Este ano, a nossa Taboquinhas está completando 90 anos de vida, ela surgiu em 1924. É por conhecer e vibrar com a história da nossa cidade que este ano, mesmo com a realização do maior evento esportivo – Copa do Mundo – sendo realizado no Brasil, tomei a iniciativa de prestar uma homenagem, no nosso bloco, A SAUDADE, à esta singular agremiação vitoriense.

carnaval20142

Sendo assim, quero lembrar aos carnavalescos da Vitória, em particular aos da SAUDADE, que os kits promocionais estão à venda até o dia 08 de fevereiro nos pontos de vendas- Posto Br Vitória, Escritório do Blog do Pilako e no Stand do Ingresso Vitória, no ponto localizado em frente aos Correios e com vendedores autorizados. Vamos juntos, cantar e homenagear o Clube de Fados Taboquinhas, verdadeira relíquia da República da Cachaça.

Foto 3

Foto 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *