Primeiro desfile carnavalesco de um trio elétrico com banda em nossa cidade.

images

Conforme prometido, no vídeo de hoje, reviveremos o primeiro desfile carnavalesco de uma trio elétrico com banda em nossa cidade. O Bloco Enérgia, liderado, entre outros,  por Raly e Itamar marcou época em Vitória.

Para os vitorienses que hoje tem pouco mais de 35 anos, assim como eu,  fica mais fácil lembrar do “estouro” musical do artista baiano, Ricardo Chaves, lá,  no longínquo carnaval de 1993.  “É O BICHO …É O BICHO…….VOU TE DEVORAR CROCODILO EU SOU……”,

Portanto, a implantação no carnaval vitoriense dos blocos padronizados acompanhou, naquela ocasião, uma tendência nacional, face à grande exposição, na  grande mídia, do estilo do carnaval baiano.

Certa vez, ainda bem jovem, em uma das minhas saídas na comissão do CAMELO (Livro de Ouro), onde um “doador de recurso” nos tratou com certa mal vontade, escutei do carnavalesco MIZURA a seguinte frase: “Pilako, vá se acostumando,  a gente só vai se livrar desta humilhação quando um dia a gente conseguir fazer com que as pessoas que saem pulando na frente da orquestrar contribuam para o clube sair…….aí sim …a gente vai fazer carnaval com quem gosta….”

foto102

Pois bem, isso foi no final da década de 1980. Na frase de Seu MIZURA, já existia o conceito de carnaval participativo, hoje, totalmente absorvido pelos nossos foliões. Quanto ao carnaval, promovidos pelos clubes que desfilam com alegoria e orquestra, este sim, deveriam ser tratados a “pão de ló” pelos órgãos governamentais, sobretudo pela prefeitura da nossa cidade, coisa aliás,  que os últimos gestores fizeram de conta que não existem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *