Curiosidades Musicais: ROBERTO CARLOS (Parte 3) – por Léo dos Monges

e-rc-cabeludo

Anos 70: Fase Romântica

1266375518_74537661_1-Fotos-de-ROBERTO-CARLOS-A-300KM-POR-HORAA partir da década de 1970, marcaria o fim da Jovem Guarda e consolidaria o prestígio de Roberto Carlos como intérprete romântico no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Europa e América Latina). O cantor seria o artista brasileiro que mais venderia discos no país. Várias de suas canções foram gravadas por artistas como Julio Iglesias, Caravelli e Ray Conniff. Em 1970, o cantor fez uma bem-sucedida temporada de shows no canecão. No final daquele ano, foi lançado o álbum anual, que trouxe sucessos como “Ana”, “Vista a Roupa Meu Bem” e “Jesus Cristo”, canção que também marcava sua aproximação com a religião.

No ano seguinte, foi lançado “Roberto Carlos a 300Km por hora” o último filme e também um grande sucesso nacional, ainda em 1971, foi lançado “Roberto Carlos”, o disco contou com os sucessos “Detalhes”, “Amada Amante”, “Todas Estão Surdos”, “Debaixo dos Caracóis dos Teus Cabelos” (Homenagem a Caetano Veloso que estava exilado em Londres na Inglaterra em 1971) e “Como dois e dois” (de Caetano). Depois Caetano Veloso retribuiu a homenagem com “Muito Romântico” e “Força Estranha”.

O álbum “Roberto Carlos”, de 1972, repercutiu com “A Montanha” e “Quando as crianças saírem de férias”, além de ter sido o primeiro LP a atingir a marca de um milhão de cópias vendidas; e “Roberto Carlos”, de 1973, com “Rotina” e “Proposta”. Em 24 de dezembro de 1974, a Rede Globo exibiu um especial do cantor, que obteve um enorme índice de audiência. A partir daquele ano, o programa seria veiculado anualmente, sempre no final do ano.

Em 1975, o grande sucesso seria “Além do Horizonte”. No ano seguinte,o cantor gravaria o novo LP nos Estúdios da CBS em Nova Iorque. O álbum lançou as canções “Ilegal, Imoral ou Engorda” e “Os seus Botões”. Em 1977, Roberto Carlos gravou “Muito Romântico” (de Caetano Veloso) e “Cavalgada”, lançadas no disco Natalino e que alcançariam os primeiros lugares nas paradas musicais.

No ano seguinte, foi lançado “Roberto Carlos”, de 1978, de onde se destacaram as famosas “Café da Manha”, Força Estranha (de Caetano Veloso) e “Lady Laura”- essa última dedicada a sua mãe. O disco vendeu um milhão e quinhentas mil cópias, além de álbuns que vendiam mais de um milhão de cópias por ano, os shows de Roberto Carlos eram também disputados: em 1978, o cantor percorreu o país por seis meses. Sempre com casas lotadas.

Anos 1980: Reconhecimento Internacional.

3nl9pygkemchq9hxblmn4x14wNo início da década de 1980, participou de outra campanha, dessa vez para o ano internacional da pessoas deficiente. Em 1981, o cantor fez excursões internacionais e gravou o primeiro disco em inglês – outros seriam lançados em Espanhol, Italiano e Francês. Também gravou o disco anual, que contou com sucessos como “Emoções”, “Cama e Mesa” e “As Baleias”.

Em 1982, recebeu da gravadora CBS o prêmio Globo de Cristal, oferecido aos artistas que ultrapassam a marca dos cinco milhões de discos vendidos fora do país de origem. Ainda naquele ano, Maria Bethânia participou do álbum anual, no dueto “Amiga”. Era a primeira vez que o cantor convidava um outro artista para participar das gravações do disco. Roberto Carlos (1982) ainda teve o sucesso “Fera Ferida”, outra parceria com Erasmo.

Em 1984, sua canção “Caminhoneiro” foi executada mais de três mil vezes nas rádios do país em um único dia e, no ano seguinte, “Verde e Amarelo” bateria esta marca ao ser tocada três mil e quinhentas vezes. Ganhou em 1988 o Grammy de melhor cantor Latino-americano e, no ano seguinte, atingiu o Topo da parada latina da Billboard. Ainda em 1989, teve grande repercussão com “Amazônia”, no tradicional especial de fim de ano da Rede Globo cantou sucessos como “Outra Vez” ao lado de Simone.

Anos 1990: campeão de vendas e morte de Maria Rita.

Durante a década de 1990, o sucesso de Roberto Carlos prosseguiu tanto em nível nacional quanto internacional. Em 1994, Roberto Carlos conseguiu bater os Beatles em vendagens na América Latina, vendendo mais de 70 milhões de disco.

81E6817642BA168C61D96016D5Em 1998, foi diagnosticado câncer em Maria Rita. Roberto Carlos teve de conciliar a gravação do disco anual e o apoio à esposa internada em São Paulo. Seu disco anual quase não foi lançado. Com o agravamento do estado de saúde de Maria Rita, seguido de sua morte em Dezembro daquele ano, fez com que o cantor deixasse de apresentar o tradicional especial de final de ano na Rede Globo e não gravasse o disco anual. A gravadora Sony acabou lançando “Os 30 Grandes Sucessos” (Vol. 1 e 2), uma coletânea dupla com os maiores sucessos da carreira de Roberto Carlos e uma faixa inédita, a religiosa “Todas as Nossas Senhoras” escrita com Erasmo.

Anos 2000 – Presente

Roberto-CarlosFoto-IGRG1Depois de um período de reservas, Roberto Carlos retomou sua carreira com a turnê “Amor Sem Limite”, inaugurada em Recife, em novembro de 2000, título de canção feita em homenagem a Maria Rita de maior destaque no álbum lançado em dezembro daquele mesmo ano. Ainda naquele ano, o cantor rompeu o contrato com a gravadora Sony (Ex CBS), após 39 anos de parceria.

Roberto Carlos é torcedor do Vasco da Gama. As músicas mais preferidas de Roberto Carlos são: Detalhes, Emoções, Amigo, Como é Grande o Meu Amor por Você e Te amo Tanto.

DETALHES

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *