Reunião Ordinária do Instituto

alcileida c. nascimento, 27.10.13

O Instituto, promovendo sempre, reuniões para despertar e desenvolver a cultura na nossa cidade.

Parece-nos que os vitorienses são refratários à cultura. Afinal, para que serve?

Os intelectuais da Vitória de Santo Antão são indiferentes às boas promoções. Professor Aragão e professora Eunice, principalmente o Mestre, se queixavam dessa indiferença. O marasmo era tanto que o professor Aragão, mais de uma vez, ameaçou renunciar à presidência do Instituto. Não ameaçamos, nem ameaçaremos, pelo contrário, continuaremos, como ele o fez,  semeando a cultura em nossa cidade.  A palestra de ontem, dia 27, no Salão Nobre, abordou a criação do  movimento feminista no Brasil, especialmente em Pernambuco. A conferência foi proferida pela dra. Alcileide Cabral do Nascimento, historiadora, portadora do diploma de pós dourato e no momento lecionando na UFRPE. Que dizer da excelente explanação da doutora Alcileide? Em sua abordagem ela falou da importância do movimento feminista, das grandes conquistas e do perseverante trabalho e desempenho da nossa conterrânea Marta de Holanda Cavalcanti. Marta fundou a Cruzada Femininista Brasileira, em maio de 1931. Sua aguerrida atuação trouxe excelentes frutos para o gênero feminino. O mais importante do encontro foi o comportamento da plateia, que apesar de reduzida, interagiu ativamente com a conferencista que ficou de voltar à Vitória para continuar e aprofundar o tema.

Pedro Ferrer

2 pensou em “Reunião Ordinária do Instituto

  1. Se o feminismo é uma vitória então a coisa tá uma ruína mesmo:”Hoje em dia as jovens mulheres estão tão ocupadas em busca duma carreira profissional que elas são virtualmente indistinguíveis dos homens. O feminismo deu órgãos sexuais masculinos psicológicos às mulheres”.
    me impressiona como Pedro Ferrer crê nessas coisas que mais destroem do que constroem a familia. A Senhora marta de Holanda contribuiu na sua geração mais pra perverter e agredir uma sociedade na qual Ela não se enquadrava do que o desejo de contribuir com o melhor.

  2. Pingback: “Se o feminismo é uma vitória então a coisa tá uma ruína mesmo” – diz internauta Pedro Cesar | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *