Educação

livros

O problema de educação moral e intelectual no nosso Pernambuco ainda não foi devidamente estudado e será sempre uma cousa insolúvel, porque os poderes públicos não ligam importância a esta necessidade palpitante do momento, única capaz de salvar toda bancarrota da instrução. Muito, é verdade, se tem feito para resolver tão sério problema, mas a inabilidade dos reformadores não tem feito outra coisa que adiar a solução.

Educadores bons e de reconhecida competência não nos tem faltado, porém o que é necessário na atualidade é a colaboração de todos em completa harmonia de vista, deixando de parte a torpe vingança política que tanto nos atrofia.

Entende-se por educação a ação de aperfeiçoar a natureza humana, educando o coração nas grandes cousas da vida.

A instrução que se administra ordinariamente às crianças é sempre desacompanhada da educação moral e social, irmã inseparável da intelectual. Verifica-se tudo quando dissemos, assistindo-se a saída dos alunos das escolas.

Ali vemos do modo mais patente a falta absoluta do verdadeiro ensinamento que ilustra o coração e a inteligência.

Pedro Ferrer

2 pensou em “Educação

  1. DESEJO EXPOR UMA PEQUENA ILUSTRAÇÃO DE JOSÉ MANOEL MORAN SOBRE EDUCAÇÃO :

    “A educação é aprender a discernir, escolher o que vale a pena entre tantas informações, emoções e valores que nos transmitiram.
    A educação é um processo contraditório de libertação, de fazer nossas escolhas conscientes, de viver nossa vida e não a dos outros, de evoluir na direção de uma maior autonomia e realização.”

    A ARMA ACIMA É MUITO ASSUSTADOR E TRÁS INSÔNIA PARA OS PARLAMENTARES POLITICALHAS DESTE “CONTINENTE” BRASILIANO; PARA RETIRADA DESTA ESTOPA(POLÍTICO BANDIDO) DO LINHO, É NECESSÁRIO O USO DO RASTELO(VOTO CONSCIENTE -EDUCAÇÃO).

  2. Pingback: Problemática educacional remonta a várias décadas. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *