Timidez, você tem?

leao_timido

Todo comportamento é aprendido e a comunicação é um emaranhado de todos os conteúdos e experiências que tivemos desde a nossa infância. A timidez molda e transforma de maneira ineficaz as relações interpessoais, pessoas tímidas falam baixo, mas em momentos tensos acelera a voz, surgem bloqueios e gagueira. A timidez é um desconforto na comunicação pela razão da presença de alguém, de outra pessoa, geralmente alguém desconhecido ou com poucos contatos, isso ocorre por uma avaliação negativa que surge de maneira fantasiosa e equivocada do interlocutor. A timidez é apresentada de diversas maneiras e quase incapaz para uma definição plausível. A timidez éuniversal, quase todas as pessoas do mundo já passaram por um período de timidez, mais da metade da população brasileira apresenta um quadro de timidez.

Você lembra ter visto algum bebê chorar exacerbadamente quando no colo de alguém para ele considerado estranho? Pois bem, estudos apontam que bebês sensíveis a pessoas ou objetos estranhos reagem negativamente com a finalidade de afastamento daquele estimulo que lhe incomoda, numa situação como esta o bebê apresenta grande probabilidade a desenvolver uma timidez.Sabemos também que disposições apresentadas durante toda a vida da pessoa são fatores altamente “influenciadores” na organização da timidez. Pais tímidos, superprotetores, experiências negativas entre outras ações são comportamentos que alimentam numa criança características para um possível quadro de timidez.

O tímido tem dificuldades de se expressar, mas sente enorme necessidade de ser entendido, apresenta raciocínios alterados da realidade, tem dificuldades de iniciar amizades, mas quando conquistadas são considerados grandes amigos. Para a timidez não existe cura, afinal não é doença. O tímido precisa entender sua condição e adotar comportamentos considerado para si como saudáveis, ou seja, repensar e procurar novos caminhos para o processo de mudança e crescimento. A autorreflexão vai contribuir muito para este crescimento, assim como uma boa psicoterapia, ajudando a ampliar e amadurecer ideias.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *