A dengue em Vitória

mosquito

Existe dengue em Vitória? Onde? Cadê o carro do “fumacê”? As vítimas onde estão?  Será que conseguimos resolver um problema que afeta 70% das cidades brasileiras? Viva!

Acho que não. Quaisquer sintomas da dengue podem ser diagnosticados como uma simples virose, palavra que hoje serve pra tudo quanto é problema, e tomadas as precauções, como não tomar derivados de ácido acetilsalicílico, está todo mundo curado e pronto. Na verdade as doenças somem na hora que não aparece mais na mídia. Matando a informação mata-se também o problema. É o velho ciclo : o povo adoece – reclama –se cura – esquece – adoece … e assim vai.

A dengue é causada por um arbovírus, sendo transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, cerca de 80 milhões de pessoas se infectam anualmente, cerca de 550 mil precisam de internação e 20 mil morrem. Estima-se que isso gere um custo de 5 bilhões de dólares ao ano, sendo um dos problemas de saúde mais importantes do mundo. Fenômenos imunológicos podem causar o tipo hemorrágico mais rara e que pode ser letal.Não existe vacina para nenhum dos tipos e a imunidade adquirida após a infecção é sorotípica-específica, ou seja, a pessoa pode ser infectada novamente por outro três sorotipos.  O Aedes aegypti  não transmite somente a dengue, mas também febre amarela.Os machos da espécie não transmitem a doença, eles de alimentam de frutas. As fêmeas precisam de sangue para produzir os ovos, colocados, como já se sabe em foco de água parada e relativamente limpa.

Uma proposta da ciência é a produção de insetos machos estéreis, as fêmeas que cruzam com esses machos não cruzam com os férteis e dessa forma diminuiria a quantidade de insetos podendo até extingui-los. Essa técnica já é usada em vários países, incluindo o Brasil,  há mais de 50 anos com sucesso.Outra vantagem é a diminuição dos impactos ambientais causados pelos métodos tradicionais, como a utilização de inseticidas.

Segundo fontes própria secretaria de saúde da cidade de Vitória a dengue existe sim e é um problema mais sério do que se discute.

Vamos acordar para o caso senão a Vitória vence um elefante e se engasga com um mosquito!

fralkin

 

 

Franklin Ferreira
Professor de Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *