DIREITO DE VIZINHANÇA

d_briga-de-vizinhos

Muito comuns são as desavenças entre vizinho, portanto, a presente reportagem tem o objetivo de esclarecer um pouco o amigo internauta acerca de seus direitos e deveres na qualidade de vizinho.

A casa é, em princípio, lugar de sossego e descanso, se o seu dono assim o desejar. Baseado nessa afirmação é que a justiça brasileira tem se posicionado acera dos direitos relativos a vizinhos.

Durante o convívio entre vizinhos, algumas interferências precisam ser toleradas, para que o a vizinhança não vire uma guerra. Não obstante é necessário agir pensando no coletivo.

O ocupante do imóvel pode usa-lo como bem entender?

A resposta é negativa. O limite da disposição da propriedade é quando começam os direitos do vizinho.Além disso, há as limitações administrativas impostas pelo Governo. Deve-se respeitar o direito do vizinho ao sossego, saúde e segurança.

Se a obra do vizinho afetar a segurança da minha casa?

Procure um advogado para que ele utilize dos meios legais para a interrupção da obra. Se não houver outra maneira é possível até mesmo ademolição. Você ainda pode procurar Prefeitura para verificar se a obra é regular ou não.

A Lei permite a entrada na casa do vizinho para consertar a minha?

A resposta é positiva, desde que você avise o vizinho com antecedência e que a entrada na casa dele seja inevitável e temporária. Algumas obras só podem ser feitas se entrarmos na casa do vizinho.

Sou obrigado a permitir que cabos de eletricidade ou tubulações de esgoto do vizinho passem pelo meu imóvel?

Se não houver outra forma, você é obrigado a permitir que estes cabos e tubos passem por seu terreno. Nesse caso, você terá direito de exigir indenização pelo transtorno e pela desvalorização do terreno, desde que seja provada a existência de prejuízo ao seu sossego, segurança ou saúde.

deco

 


André Luís da Cruz Gouveia
Advogado – OAB/PE 31060

2 pensou em “DIREITO DE VIZINHANÇA

  1. reportagem interesante,meu vizinha na noite de são joão passou noite jogando bombas na femte da minha casa (das grandes)fiquei calada porque era são joão,no outro dia mal amanheceu começou tudo de novo,fui a casa dele pedir pra ele não
    fazer isto era pertubação de sossego.Simplesmente ele disser eu eu fosse procura meus direitos,(mas parou).É bom saber os nossos direitos.Parabéns pela reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *