Cuidado com a vaca atolada! O atolado pode ser você.

A carne constitui um alimento nobre para o homem, devido seu fornecimento de energia, sua função plástica na formação de novos tecidos orgânicos e a regulação de processos fisiológicos. A proteína é o componente mais importante da carne, não só pela quantidade, mas devido o seu elevado valor nutritivo. Alguns dos aminoácidos que formam as proteínas da carne são essenciais na dieta, por serem fornecidos pelo alimento, mas não são sintetizados pelo organismo. Essa habilidade de fornecer aminoácidos essenciais em elevadas percentagens, faz da carne um alimento de elevado valor biológico.

A falta de um abatedouro (matadouro) na nossa cidade tem com consequências na qualidade bacteriológica do produto final, antes e depois de serem mandados para açougues, casas de carnes, frigoríficos etc., na poluição das águas, diminuindo a quantidade de oxigênio e matando peixes e plantas presentes nelas e os riscos à saúde dos consumidores. As análises podem detectar a presença de coliformes termotolerantes com a presença de Escherichia coli e Salmonelas. Os produtos de origem animal especial a carne bovina são alimentos amplamente consumidos sendo o consumo per capta de carne bovina no Brasil de 36,2Kg/hab./ano (IBGE). Entretanto o mercado tem sido dificultado pela redução da vida útil consequência de alterações fisiológicas, bioquímicas e microbiológicas deste produto. Dessa forma a carne bovina ( e suína ) consumida é considerada de baixa qualidade devido à uma série de fatores que ocorrem desde a produção, desossa, até a comercialização  no mercado varejista. Problemas esses que decorrem do não manuseio dentro dos padrões higiênico-sanitários exigidos e a carne se torna veículo de micro-organismos patogênicos. Muitos são esses organismos como os já citados, mas também há o Staphylococcus, streptococcus, pseudômonas, Achoromobacter, entre outros.

Há interesse da privatização do matadouro público de Vitória, que se encontra fechado, para que venha a funcionar de maneira correta garantindo à população uma carne saudável.

 A Secretaria de Meio Ambiente, certamente junto com a de Saúde deverão nesses próximos dias promover um encontro onde serão debatidas questões relativas a esse assunto que tanto interessa ao povo de Vitória. Um dos objetivos desse artigo é alertar a sociedade e os políticos sobre o trabalho e a avaliação bacteriológica da carne bovina recebida ao nível de mercado retalhista, bem como a influencia do processo de desossa da mesma no mercado varejista do município de Vitória. Com a finalidade de se verificar se o processo de desossa da carne bovina em estabelecimentos comerciais influencia na qualidade bacteriológica do produto final.

De outra forma a classe política estará fazendo churrasco da consciência dos eleitores. O que não seria novidade. E nessa coversa o boi vai dormir novamente.

fralkin

 

 

Franklin Ferreira
Professor de Química

 

1 pensou em “Cuidado com a vaca atolada! O atolado pode ser você.

  1. Gostaria de Agradecer ao Blog assim como a Professor Franklin Ferreira “Pessoa que muito estimo”, a atenção proporcionada ao assuntos dos matadouros, e espero que este encontro realmente aconteça e que traga frutos, mais frutos que possam ser visto de imediato, tipo: visita e fechamento destes matadouros clandestinos, pois desde a minha visita ao locas dos mesmo, estou vivendo em angustia, angustia em saber que há muitos vitorienses e imagino que não só a população de vitória, mais pessoas das cidades circunvizinhas também, estão em “PERIGO CONSTANTE”, assim como desses muitos, muitos são conhecidos meu. espero não ter noticias sobre doenças causadas que algum tipo de bactéria que venha a ser transmitida por carne, seja ela (Bovina, Suína, Caprina, etc.)

    Espero Acalmar meu coração com Boas notícias!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *