Curiosidades Musicais:José Domingos de Moraes (Dominguinhos)

Nasceu em Garanhuns – PE, em 12 de fevereiro de 1941.

Oriundo de família humilde, seu pai Mestre Chicão, era um conhecido Sanfoneiro e afinador de Sanfonas.

Dominguinhos começou a aprender sanfona aos 6 anos de idade, quando ganhou um pequeno Acordeão de oito baixos e chegou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro, junto com seus dois irmãos Valdo e Morais com quem formava o trio Os Três Pingüins.

Aos 9 anos, Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga, quando tocava na porta do hotel em que ele estava hospedado, Luiz Gonzaga se impressionou com o menino e o convidou a ir no Rio de Janeiro.

Aos treze anos de idade Dominguinhos assim o fez, acompanhado de seu pai e seus dois irmãos, indo morar em Nilópolis, subúrbio carioca.

Ao encontrar-se com Luiz Gonzaga no Rio, ganhou de presente uma sanfona e logo o integrou a sua equipe de músicos.

Dominguinhos tocava na noite, em boates, cabarés e gafieiras. Dos muitos anos em que tocou em emissoras de Rádio, ele tirou a lição de que “sanfoneiro que se preza tem que saber acompanhar tudo”: baião, forró, xote, choro, samba, samba canção, bossa nova e jazz.

A influência de Luiz Gonzaga fez-se sentir em várias passagens, afinal foi ele quem o incentivou pela primeira vez em Garanhuns, dando-lhe dinheiro para que comprasse um instrumento novo, e o seu endereço no Rio de Janeiro, para o caso de um dia o menino querer aparecer.

O menino apareceu e ganhou uma Sanfona profissional do Rei do Baião “depois disso nunca mais passei fome” diz Dominguinhos.

Ao longo da carreira Dominguinhos gravou vários Lp’s e Cd’s, fez grandes parcerias, nomes como Caetano Velozo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga e Toquinho, muitas de suas composições fizeram muito sucesso em rádios e novelas, interpretados por Gilberto Gil, Fagner, Gal Costa, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Oswaldinho do Acordeon e tantos outros.

Com estilo próprio é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso da música nordestina.

A música “Eu só quero um xodó” de 1974 é um dos maiores sucessos do Rei da Sanfona. Além de já ter sido gravada em outras línguas como inglês, holandês e italiano.

E outros sucessos também como: De volta pro aconchego, Gostoso Demais, Isso aqui ta bom, Quem me levará sou eu…

Eu Só Quero Um Xodó
Dominguinhos

Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só
Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó prá mim do meu jeito assim
Que alegre o meu viver

leo

 

 

Leo dos Monges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *