Síndrome do Pânico

panico

A leitora Ana Paula solicitou como tema a Síndrome do Pânico, vamos dialogar sobre este assunto que vem crescendo a cada dia, A síndrome do pânico estar alicerçada na ansiedade, podendo ser caracterizada como um transtorno psicológico, apresentando-se em situações estranhas pelo corpo, são reações adversas, as pernas tremem, dificuldade para engolir, o grau de ansiedade torna-se maior, ocorre também o medo de sair de casa e consequentemente não ir trabalhar. Em muitos casos estas pessoas são encaminhadas para um clínico, como os exames não detectam absolutamente nada considerando resultante daquele comportamento, aplica-se um medicamento para que durma e pronto. Está tudo errado.

As ocorrências nas crises de pânico variam de pessoa para pessoa, tremores, formigamentos, falta de ar, dificuldade para engolir, sensação de irritabilidade podem surgir com frequências. Então, quando isto ocorre o que se faz? Nas crises de pânico a ansiedade é fator principal e rapidamente apresenta quadros interpretativos sempre com finalidades negativas, “Vou morrer”, “Vou ficar louca”, quando a crise passa fica a sensação e espera de uma nova crise, para que todo este conflito não tome maiores dimensões o ideal é dar início ao processo de acompanhamento psicoterapêutico. A vulnerabilidade e expectativa são intensas e agudas, com isto um quadro de fantasia se instala, podendo ocorrer a qualquer momento uma nova crise de pânico, que na verdade nada mais é que um intenso ataque de ansiedade. As causas mais comuns mostram que após eventos conflitosos como doença, morte, separação conjugal, crise profissional podem desencadear a síndrome do pânico, estes fatores vão depender do nível de estresse e grau de vulnerabilidade de cada pessoa.

O tratamento, este será nosso tema na próxima sexta-feira.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

1 pensou em “Síndrome do Pânico

  1. Nossa Cleiton pensei até não fosse mais escrever sobre este assunto. O preocupante é como hoje em dia, este transtorno encontrasse tão presente. Apesar que o próximo texto é sobre o tratamento é bom também comentar sobre as prevenções desta sindrome. abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *