No tempo de eu menino

Mané Capão

Dentre as figuras lendárias e bizarras das quais tive notícias e algumas conheci, em Vitória de Santo Antão, espero que alguém relembre MÃO DE ONÇA, CAFINFIM, PAPA-RAMA, DIDI DA BICICLETA, BIU LAXIXA E O CORCUNDA ANÍBAL.

Mané Capão, sem menosprezo ao animal, era todinho um macaco. Haja vista que andava de pernas arqueadas, pendendo para os lados, erguendo a cabeça e fazendo bico com a beiçola. Às vaias e insultos que recebia, respondia na pedrada. Não é preciso dizer que lascou cabeça de gente, estilhaçou vidraças e botou muito sujeito pra correr. Recordemo-lo. Penso que quem o insultava era pior do que ele.

Mão de Onça nunca deu um soco num atrevido para não vê-lo estatelado no chão. Papa-rama brigava com 4, na braçada. Parecia um viking. Didi da Bicicleta tinha o corpo fechado, porque a caixa dos peitos era rendada de tiros sem ter baixado à sepultura. Cafinfim dava óleo queimado para os presos beberem, e Biu Laxixa era tão doido que, quando corria na frente, ninguém corria atrás. E ainda tinha Ferro, um negão que dava beliscão em menino.

Não sei quem se lembra, mas eu conheci a figura cinematográfica do corcunda Aníbal. Andava pelas ruas resmungando e exalando um nauseante aroma de pão e banana, como se fosse um personagem de filme de terror. Aníbal tinha o hábito de apalpar o seio das mulheres, o que o tornava mais apavorante. Não sei do que morreu nem exatamente quando, o que lhe empresta uma feição misteriosa e hugoana, à la O Corcunda de Notre Dame.

Sosígenes Bittencourt

5 pensou em “No tempo de eu menino

  1. Querido Pilako, em meio a primeira década do século 21, na moda do politicamente correto, parece-me inusitado, ler num blog de tão alto conceito uma expressão tão absurda: “Mané Capão, sem menosprezo ao animal, era todinho um macaco.”. Chamo a atenção para todas as entidades da justiça deste município para informar a este senhor Sossigenes, que não pode ser chamado de cidadão, que RACISMO é crime.

    • de acordo amigo com você, conheci este rapaz que precisava realmente de um psiquiatra de que uma porção de comida,ele era chacoalhado com apelido absurdo de mane capão, mais chama ele de macaco isso é fora do normal. mesmo apos sua morte.

  2. Millôr Fernandes dizia que “Quando Deus criou o homem, os bichos não caíram na risada por uma questão de respeito.” Racismo é invenção para amenizar brutalidade, alisar criminoso. Quem mata um negro, mata um branco. Se você chamar um negro de “negro safado” é racista, mas o negro pode chamar você de “amarelo safado” e não será incriminado por isso. Na minha época, tinha branco que atirava pedra em Mané Capão e ia à Igreja rezar. Essa história de Racismo é esquizofrenia coletiva. Hitler não era racista, era assassino, genocida. Matava negro, branco, cigano, judeu, e mandava a Igreja rezar para ele vencer seus inimigos. Racismo é onda.

  3. lembro me muito bem quando morava na rua filipe camarao proximo a ponte do areal nus anos 80 quando diziam lavem mane capao o que era de menino na rua saia correndo com medo dele na verdade ele andava manco de um lado e fazia um bico que lembrava muito bem um macaco falar isto nao e racismo racismo quem tem e o proprio negro com ele mesmo e raro voce ver um negro namorar ou cassado com uma negra so quer as branquinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *