Depressão, como evitar?

relaxar

Esta é uma pergunta intrigante, ao mesmo tempo parece fácil, mas realmente é bastante complexa, pois envolve situações individuais e consequentemente subjetivas. A cada dia escutamos cada vez mais relatos de sentimentos negativos com traços ou realmente tristezas depressivas, prevenir esta doença ainda é o melhor tratamento. Os desafios e envolvimentos com a agitação do cotidiano acabam distanciando a pessoa de si mesmo, é como se a vida estivesse escapando das mãos tornando-os impotentes, com isto, não tem organismo que suporte.

Precisamos de um equilíbrio mínimo e necessário para nosso dia-dia, e quem diz qual o mínimo e o necessário é seu organismo, seu corpo, o processo metabólico a absorção e os gastos de energia muitas vezes são sinalizados no corpo como dor muscular, irritação, falta de sono, a depressão nada mais é que a decorrência de um organismo agredido, cansado.

Mais o que pensei em trazer aqui não foi o que é, ou como fazer com a depressão, e sim como evitá-la. O primeiro passo é procurar um equilíbrio para a sua vida, prestar mais atenção no gosta de fazer e evitar o que não lhe dá prazer, seus pensamentos precisam está onde seu corpo está. Combine seus horários com você, adote um horário para acordar, para as refeições, para dormir (e dormir bem, afinal o sono trabalha no caminho oposto a depressão), adote horários para caminhar, para ler, para escutar música e para ficar com as pernas para o ar.

Alimentação saudável previne gastos desnecessários de energia na hora da metabolização. Banhos demorados com sabonetes de sua preferência evitam estresses, a água tem efeito relaxante. Evitar atritos é altamente importante na prevenção da depressão, brigas, discussões demoradas onde pode se observar que não terá um resultado plausível é melhor deixar de lado.  Recolha-se para você mesmo, procure atividades que lhe traga prazer como: caminhar, desenhar, escutar aquele cd que está parado na estante, vai lhe fazer um bem enorme, até vasculhar a vida dos famosos para ver quem está namorando com quem na internet é um ótimo passatempo depois de um dia de cobranças.

Até próxima sexta-feira.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

2 pensou em “Depressão, como evitar?

  1. Cleiton
    em situações traumaticas fica quase impossível relaxar procurar esta tranquilidade. Até tentamos mas a história não deixa as coisas acontecerem. O que se faz?

  2. Vanessa, desculpa a demora para retorno.

    Realmente o que você comentou acontece bastante, e falando a grosso modo, numa situação traumática com decorrência a depressão a psicoterapia vai ajudar a pessoa a elaborar a situação que vivenciou, muitas vezes alojadas nas mais profundas e complexas escuridões da alma.

    Neste caso evitar a depressão procurando seguir algumas das dicas oferecidas no texto realmente vai ficar difícil, pois sintomas depressivos estão presentes e neste caso não é mais evitar e sim tratar adequadamente. E penso mais, quando você diz ser um trauma já podemos dizer que está deixando de ser, quando verbaliza ou no caso escreve sobre, inicia um processo de enfrentamento e muita coisa começa a tomar “rumos” diferentes nas percepções das situações.

    Vanessa qualquer coisa escreva aqui, e prometo não demorar. rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *