Psicossomática é uma doença?

psicossomatica1

Depois de realizados exames e sem diagnósticos médicos que aponte uma doença, o que realmente é a manifestação apresentada pelo corpo como: dificuldades gastrointestinais, problemas dermatológicos, dores pelo corpo, entre outros. A frase: “Você não tem nada, é coisa da sua cabeça”, deixa evidente que neste caso apresenta-se um quadro de doença psicossomática, seja de origem orgânica ou biológica a pessoa está inserida em um contexto onde muitas vezes apresentam-se como situações estressantes, colocando o outro na impossibilidade de agir de resolver determinado conflito.

Conviver em constante estresse faz com que algumas pessoas desenvolvam manchas na pele geralmente em um mesmo lugar, tenham palpitações aceleradas no coração, entre outras manifestações apresentadas pelo corpo. Uma vez diagnosticado doença psicossomática é altamente importante dar-se início a um tratamento psicoterapêutico, o medicamento ameniza, mas não cura. A psicoterapia vai amadurecer a pessoa apresentando novas maneiras de enfrentar o contexto no qual está inserido. O ambiente no qual frequentamos fala muito de nossa vida e saúde mental.

É um fator psicológico, mas dói no corpo? A dor e enfermidade existem sim, fatores comportamentais e emocionais se envolvem e geralmente nestas interpretações as situações se canalizam para uma determinada área do corpo, é como ele estivesse falando, mas é uma linguagem diferente, por esta razão incompreensível. É o corpo “dizendo” que não está suportando determinada situação, é o corpo apontando, sinalizando que algo de errado está acontecendo e você não ainda não percebeu.

Até próxima sexta-feira.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *