Um pouco de Esquizofrenia

Os sinais da esquizofrenia surgem por diversas maneiras, seja por combinações genéticas assim como ambientais, ou seja, contato social. O indivíduo tem uma predisposição à  doença, e seu contato com o mundo faz com que esta disposição venha à tona. Com o surgimento de alguns sintomas como: pensamentos de alucinações, comportamento de irritabilidade, desordem nos pensamentos, incapacidade de elaborar e efetivar planos, diminuições na capacidade de encontrar prazeres na vida entre outros fatores decorrentes, que na maioria das vezes acometem pessoas entre os vinte e trinta anos, o sujeito que identificar estas ações não esconder nem encobrir afinal cura ainda não temos, mas o tratamento elimina alguns sintomas sanados por medicamentos antipsicóticos e psicoterapias.

Pesquisas medicamentosas estão sendo realizadas na área e com eficiência vão atender as causas da esquizofrenia, ou melhor, das esquizofrenias, que na verdade temos cinco tipos da doença, pensando nisto fiz esta listagem onde procurei resumir os sintomas e comportamentos apresentados pelos portadores de esquizofrenia, espero que clareie.

Esquizofrenia Paranoide

Predominam sintomas positivos como alucinações e enganos, com uma relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto. O início tende a ser mais tardio que o dos outros tipos. É o tipo mais comum e de tratamento com melhor prognóstico, particularmente com relação ao funcionamento ocupacional e é capacidade para a vida independente.

Esquizofrenia Catatônica

Sintomas motores característicos são proeminentes, sendo os principais a atividade motora excessiva, extremo negativismo. Mutismo, cataplexia (paralisia corporal momentânea), ecopraxia (imitação repetitiva dos movimentos de outra pessoa). Necessita cuidadosa observação, pois existem riscos potenciais de desnutrição, exaustão, hiperpirexia ou ferimentos auto-infligidos. O tratamento, portanto, é bem difícil.

Esquizofrenia Desorganizada

Discurso desorganizado e sintomas negativos como comportamento desorganizado e achatamento emocional predominam neste tipo de esquizofrenia. Os aspectos associados incluem trejeitos faciais, maneirismos e outras estranhezas do comportamento. É o tipo que tem tratamento mais complicado.

Esquizofrenia Indiferenciada

Se encaixa nos sintomas de esquizofrenia, mas não satisfaz nenhum dos tipos citados anteriormente. Esquizofrenia Residual.

As condições para este tipo de esquizofrenia são: Ausência de delírios  alucinações e comportamento amplamente desorganizado ou catatônico proeminentes; Existência de evidências contínuas da perturbação, indicadas pela presença de sintomas negativos ou por dois ou mais sintomas positivos como comportamento excêntrico, discurso levemente desorganizado.

Esquizofrenia Infantil

É um tipo raro de esquizofrenia. Ocorre bem cedo na vida do indivíduo (os primeiros problemas surgem entre os 6 e 7 anos de idade). É bastante severa, tendo sintomas e disfunções mais intensas, além de um tratamento mais difícil.

Próxima semana continuaremos com o tema.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

4 pensou em “Um pouco de Esquizofrenia

  1. Sr Cleiton gostaria de saber se quando um psiquiatra receita medicamentos onde na bula tem escrito que também serve para esquizofrenico é porque ele percebeu isso? fiz uma consulta e volto inicio de outubro para ele mas nao sei se tomo o medicamento.

  2. Evaldo, o correto é você fazer uso do medicamento, muitas vezes o que encontramos na bula (se foi seu caso) não necessariamente vai se apresentar na prática. E o mais importante é na próxima consulta você levar esta dúvida e conversar com seu psiquiatra.

  3. Pingback: Sobre Esquizofrenia (segunda parte) | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *