Batalha das Tabocas

Esta é a Capela erguida a Nossa Senhora de Nazaré, pela expulsão dos holandeses, em Vitória de Santo Antão, como gratidão pelo atendimento ao pedido de João Fernandes Vieira. Na hora da agonia, o batalhador rogou à Santa proteção. Depois, cumpriu a promessa, ladeado pelo sabido e corajoso Antônio Dias Cardoso.

Registro memorabilíssimo de nossos feitos heróicos foi o carreirão que os insurretos pernambucanos deram na pirataria batava, no Monte das Tabocas, a 48 km da Ribeira Marinha dos Arrecifes. Contam que foi às 13:30 h, do dia 3 de agosto de 1645, a refrega mais encarniçada, com os bravíssimos heróis pátrios emergindo da moita dos tabocais, e os holandeses margeando o rio Tapacurá. A conflagração durou a tarde toda, até que, à Hora do Ângelus, os neerlandeses deram o pira, abandonando garruchas, cadáveres e alforjes, embarafustando-se pelo breu da mata, ao coaxar dos sapos e cricrilar dos grilos, sob o céu escampo do Brasil.

Sosígenes Bittencourt

1 pensou em “Batalha das Tabocas

  1. Preciso fazer uma retificação.O cumprimento da promessa não foi feito por Fernandes Vieira,nem por Antonio Dias Cardoso,nossos heróis da batalha.E sim pelo Coronel José Joaquim da Silva,meu bisavô em 1945.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *