Com o tema “LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET” aconteceu na noite de ontem (14) nas dependências do teatro Silogeu, que de maneira obsequia cedeu suas instalações, um debate que contou com a participação de pessoas ligadas nas redes sociais como também de alguns representantes de blogs da cidade.
De maneira equilibrada e ordeira os trabalhos foram conduzidos por jovens, que de maneira pioneira criaram um movimento chamado APOSENTE UM VEREADOR. O Jovem empresário do ramo de cursos de profissionalizantes Helder Sostenes, atuou como mediador dos debates.
O debate foi dividido em três blocos. No primeiro os componentes da mesa perguntaram entre si, no segundo, responderam perguntas dos internautas previamente enviadas e na terceira e na última parte, a plateia participou formulando suas perguntas ali na hora, feito “caldo de cana”.
Com informações colhidas logo após o evento, como uma espécie de “pesquisa instantânea”, podemos constatar que o evento cumpriu seu papel, tanto do ponto de vista social como histórico, visto que em nossa cidade as entidades sociais tem extrema dificuldade de dialogar com os poderes constituídos.
Sendo assim, reafirmo de maneira entusiasmada, que a nossa cidade, a reboque das novas tecnologias, vem passando por um momento de transformação, sobretudo na quebra do monopólio da informação, antes sendo de exclusividade das rádio e TV, que convenhamos não são pautadas pelas demandas sociais e sim pela manipulação das massas.
Entendo que independente dos resultados imediatistas, os organizadores do evento, de maneira histórica, escreveram seus nomes para posteridade. Apenas à titulo de curiosidade em uma das minhas falas citei um dos participantes da plateia, pelo respeito que sempre lhe dispensei na matéria tecnologia, quando confidenciei a todos os presente as seguintes palavras: “Queria fazer uma referência especial ao amigo Alcimar Carlos por ser ele um dos pioneiros na área da internet em nossa cidade, nunca imaginei Mazinho, que um dia fosse ter o privilégio de ter você sentado em uma cadeira me escutando falar de comunicação na rede mundial dos computadores”.

