Infelizmente temos muitas “Xuxas” na vida

Hoje em excepcional trago um assunto que chamou a atenção da sociedade como um todo, na noite do último domingo a apresentadora Xuxa em entrevista para o Fantástico admitiu ter sido vitima de pedófilo na infância e iní­cio da adolescência, em um relato corajoso que chama a atenção coletiva para pais e responsáveis de crianças e adolescentes. Uma criança que tenha vivido algum tipo de violência psicológica possivelmente encontrará no futuro alguma dificuldade de relacionamento, e quando essa violência acontece no contexto da sexualidade os conflitos são ainda severos e traumáticos.

Um adulto com sentimentos de culpabilidade, confusões e desorganizações emocionais são sinais de algumas pendências estruturais na personalidade. Não necessariamente quem sofreu algum abuso na infância ou adolescência passará por situações relatadas pela apresentadora Xuxa, o abuso é sentido subjetivamente, ou seja, cada pessoa vivencia, interpreta a situação de maneira diferenciada, mas certamente algum conflito se instala.

Então fica a pergunta: O que os pais ou responsáveis pela educação e segurança de uma criança ou adolescentes podem fazer para que esta situação seja evitada? Inicialmente conversar com a criança passando confiança e cumplicidade é o primeiro passo para crimes como estes não aconteçam, ter o cuidado e infelizmente, não acreditar em tudo que professores, padrinhos, vizinhos falem ou apresente. Está atento ao comportamento da criança ou adolescente como situações de isolamento, mesmo que discreto, torna-se uma percepção extremamente importante para evitar a continuidade destes criminosos.

Costumo dizer que uma criança que passa por abuso na infância é o mesmo que passar por uma mutilação sem anestesia, sem anestesia por ser retirada de maneira abrupta parte da alma de uma criança, que nada sabe sobre sexo e sexualidade, são atitudes que deixam sequelas emocionais enormes, ocupando toda a estrutura psíquica de uma pessoa. Não por acaso o depoimento corajoso da apresentadora Xuxa, que é sí­mbolo de combate ao abuso de menores, inclusive hoje sendo convidada pelo senador Magno Malta para falar da instalação da subcomissão de abusos contra crianças, da Comissão de Direitos Humanos.

Sexta-feira nos encontramos.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

15 pensou em “Infelizmente temos muitas “Xuxas” na vida

  1. Imaginei que está matéria seria publicada na próxima sexta, que bom que esta semana tivemos uma exepcional.

    Como o assunto é complexo e quantas e quantas coisas poderia se falar, mas só digo o quanto me preocupa quando entendo o quanto compromete o individuo e me preocupa muito mais pensar como solucionar a situação uma vez que o fato e o comprometimento já aconteceu, se é que realmente há solução.

    Talvez acreditar que sim seja um bom caminho, só não melhor do que prevenir.

  2. Infelizmente mesmo Cleiton temos bastantes Xuxas por ai. E vou dizer uma coisa aqui mesmo que sem revelar meu rosto, mas eu vivi tudo isso, e realmente é mutilar nossa alma eu hoje não sou casada e isso me machuca muito. Sinto falta de muita coisa que eu precisava.Ai, vou ficar por aqui. Obrigada!!!!

  3. Este assunto é bastante oportuno, muitas crianças são submetidas a essa agreção e se calam por medo… neste domingo muitas pessoas que sofrem ou sofreram com esse tipo de abuso usaram o exemplo da apresentadora para poder também falar e se rentir um pouco mais leve em compartilhar esse trauma.
    Só lembrando pessoal disque 100 para denunciar qualque abuso infantil.

  4. Interessantes os comentários, para não dizer corajosos. O Mychelson indiretamente pergunta como solucionar a situação, uma vez que o fato já ocorreu, realmente não há solução, quando pensamos em solução como algo que vamos extinguir, apagar… mas podemos exemplificar como um papel que foi amassado e depois reutilizar, mesmo com os relevos que ficam não deixa de ser um papel utilizável.

    Tarcila quando se lê o que você colocou: “Não sou casada e isso me machuca muito” e “Ai, vou ficar por aqui”. Estamos vendo como você carrega uma ferida enorme, sabemos que o desabafo organizado ajuda na construção do sujeito, torço para que este momento tenha sido de ajuda.

    Ana Paula comenta um fato importante e que me fez repensar a representação social da apresentadora Xuxa depois daquela entrevista, na segunda-feira um dia após a entrevista recebi duas pessoas em meu consultório trazendo este tema, e se espelhando na apresentadora. Na terça, assim como hoje pela manhã se repetiam as falas, todas sendo embasadas pelo relato da Xuxa, alguns deles apontando a prevenção como ponto principal na educação dos filhos, exatamente a proposta levantada no domingo a noite.

    O repensar a Xuxa que comentei resumidamente seria: “Se talvez, digo talvez, ela soubesse ou saiba a força coletiva que tem, e as pessoas que vem ajudando depois do desabafo no domingo a noite, já teria falado sobre este assunto antes, mas sabemos que para tudo tem sua hora. Possivelmente volto com este assunto nesta sexta.

    Abraço e obrigado

  5. O esfacelamento das famílias, a negligência dos pais e responsáveis e a erotização precoce das crianças, muitas vezes estimuladas pelos próprios pais, são poderosos combustíveis para a atuação dos pedófilos abusadores de crianças.

  6. bom, interessante a xuxa falar que foi abusada na infancia, pois bem, quem tem mais de 25 anos, lembra de um filme feito por ela em que a mesma abusava de um garoto.

  7. Realmente J.S. Machado a negligência dos pais e responsaveis é um fator importantíssimo para que estes crimes não aconteçam, agora por incrivel que pareça discutir por este ponto de vista ainda é um tabu.

  8. João Paulo se observamos desta maneira tomo como exemplo a Cassia Kiss (atriz) deveria está presa por ter matado Odete Ritman, numa novela antiga, para quem tem 25 anos talvez lembre do titulo da novela.

    Não era a Xuxa era uma personagem naquele filme, assim como não foi a Cassia Kiss quem atirou… tudo aquilo que está na novela (da atriz Cassia Kiss) ou no filme (da atriz Xuxa) são ficção a realidade são os abusos sexuais por criminosos que acontecem dentro de casa, com a pessoa mais próxima da vitima, isso sim, é um grande problema coletivo que precisamos lutar contra, e não se uma atriz ou apresentadora fez cenas nada convencionais no passado, elas seguiram um roteiro.

  9. já trabalhei o conselho tutelar, lá sempre chega denúncias de estupros, abusos de crianças, meninas, meninos, se chegarem como já fui ao IML quantos crimes contra nossas crianças, para mim que sou leigo no assunto é fácil resolver este problema, é só extrair os bigulins dos tarados, pode até não resolver o problema mas que diminui, diminuirá.

  10. Pingback: Reflexão | Blog do Pilako

  11. Geraldo por mais absurdo que possa parecer… o que você colocou teria enorme possibilidade de redução destes comportamentos… não se extingue, mas diminuiria sim, repito por mais absurdo que possa parecer seria uma possibilidade.

  12. Sinceramente acho que Xuxa foi uma falsa e mentiro ao tratar de assunto tão sério. Simpelsmente desmoralizou o que para as crianças e adolescentes é um tormento. Só não percebeu as mentiras e contradições de Xuxa quem não quis. Vejam bem, tanto nesta entrevista quanto nas antigas de Xuxa ela só mente em cada uma conta uma coisa. Que pessoa abusada até os 13 anos, aos 16 anos posa nua e em poses bem sexuais e aos 17 anos já namorava Pelé e há inúmeras fotos dela com roupas hiper decotadas e cutras, ela muito expansiva, alegre e feliz da vida pendurada no pescoço ou beijando Pelé ou, então sentada no seu colo.
    Me poupe né! não vamos jogar os abusados realmente e que sofrem numa vala comum como Xuxa o fez. Quem é abusada por tantas pessoas diferentes? Que família que só tinha pedófilos na sua volta? Esperem ai maioria da população não é de pedófilos. Vejam as entrevistas oned ela diz que tinha amor platonico por um professor, seria este que na imaginação dela abusou dela?
    Ouça ela contando que jamais casaria pq é egoísta qto a liberdade dela, etc, etc… Que não dava certo com Szafir pq tinham objetivos diferentes na vida, ele queria casar, teer filhos, uma familia e eladiz que nunca quis nada disso, gosta da sua liberdade e não abriria mão disso por nada. Depois de ouvirem essas entrevistas no you tube venham e comentem aqui.

    • Juliana, sua discussão é considerável mas bastante magoada, quando relata a carreira profissional de uma apresentadora de televisão. Para uma pessoa ir a público e falar o que ela falou não sendo verdade, seria perceptivel até mesmo antes de começar a entrevista, lá nos bastidores da televisão. Seria notável por apenas uma razão: transtornos mentais são observados no sujeito que relataria sobre aquele assunto, tão sério, sendo mentira.

      Com relação a sexualidade sempre a “flor da pele”ela falou sobre isso na entrevista de domingo, se rever vai observar. Não cheguei a ver os videos que recomendou mas a Xuxa no último domingo se reenventou, no mínimo, conseguiu um número significativamente maior esta semana ao DISQUE 100, e ser ainda mais respeitada como pessoa entre os seres humanos.

  13. Uma coisa é certa, faça o que a Xuxa fizer vão aparecer quem critique por criticar, se fosse algo construtivo estava para somar mas estamos vendo que é uma moça tentando denigrir a imagem da Xuxa, se fosse uma Hebe ou Eliana (dos dedinho) não icomodava tanto, mas é a Xuxa né? não é por ai, procure na literatura, se é que você gosta de ler, ninguém consegue destruir o outro, apenas você mesmo se destroi , e isto a Xuxa não vai fazer com ela. está comprovado!! Vamos estudar e trabalhar por que a Xuxa está cuidando da vida dela e da filha dela. Sim, Pilako você está de parabéns, não imaginava trocar tantas ideias, parabéns ao blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *