Para educar é preciso bater?

Para esta semana trago um tema que chamou minha atenção, infelizmente é um caso bastante comum, mas prendeu minha curiosidade por algumas razões, das quais estarei comentando no decorrer do texto, falo do caso no Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande onde um pai espanca a filha de aproximadamente nove anos por razões que poderíamos não comentar, mas o caso é apresentado desta maneira então vamos “acreditar” que foi por causa do Imã da geladeira que a criança recebeu o espancamento.

Será mesmo que foi por causa do Imã? E se fosse, bater educa? Vamos observar pela “Teoria da Palmada”, ou seja, pessoas grandes batem para “educar”, acreditam que apenas desta maneira chegam ao que pretendem. Não conseguem no dialogo apresentar para a criança o que desejam, é uma impotência enorme, uma carência gritante de falta de controle e respeito para com a criança, e apenas na força bruta e causando medo encontram o modelo considerado ideal para educação.

Já ouvi diversas vezes a frase: “Meus filhos não escutam o que falo, só vai à base da palmada” Me pergunto: Até onde estas crianças escutaram Nãos, até onde o dialogo olho no olho existe neste contexto familiar, onde só encontra um caminho para educar, o conhecido na base da “Piza”. O adulto responsável pela criança serelepe, vai precisar de um “tempero especial”, ou seja, certa sensibilidade para saber entender o mundo infantil, a criança que retirou o Imã da geladeira poderia ter realizado aquele comportamento para chamar a atenção do pai, e de repente foi mal entendida.

E esta insensibilidade do pai que espanca a filha e não consegue dialogar? O que realmente o levou a tal comportamento? O que na vida adulta acontece de maneira diferente da vida de uma criança? Provavelmente um pai ou mãe ou madrasta ou professor, qualquer educador que não conseguir chegar, entender o mundo infantil canaliza suas atitudes para o comportamento físico, agressivo será na base primitiva (pancada), que encontram o modelo que acredita ser apropriado para educar. Espancar jamais dará apreço algum. Você tem medo, terror, menos respeito.

Até próxima sexta-feira.

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

4 pensou em “Para educar é preciso bater?

    • Tarcizio,
      obrigado pelo comentário e realmente é um tema que precisa ser repensado socialmente, temos o DISQUE 100 em prol destas crianças mas ainda está “engatinhando”.

  1. Acredito ser suspeito em fazer comentários na coluna Dialogando Psicologia, embora acompanhe desde a primeira postagem e aguarde ansioso as sextas feiras para lê a nova publicação, pois minha admiração por Cleiton Nascimento tem ido além deste espaço, ótimo profissional que tem demonstrado o quanto o olhar construído a partir do saber psicológico tem sido cada vez mais importante para construção do individuo e de uma saciedade sadia.
    PARABÉNS!

  2. Mychelson,
    fico agradecido por suas palavras, mas é como escrevi no primeiro texto, atuo no que realmente gosto e sei. Até sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *